10 benefícios que a música traz para a sua saúde e seu dia-a-dia

Quem nunca ouviu um determinado tipo de música na hora de praticar um exercício? Ou simplesmente colocou aquela banda especial pra tocar quando estava triste? A grande verdade é que a música é muito mais do que um hobby para a maioria das pessoas. O bem estar proporcionado pela música tem sido estudado por várias universidades ao redor do mundo. Nós reunimos 10 benefícios da música apresentados por pesquisadores da Universidade de Wisconsin para você:

1 – Música te faz mais feliz

O estudo descobriu que ouvir as músicas que você mais gosta libera dopamina, a substância do bem estar. O estudo trabalhou com dezenas de milhares de pessoas. As mesmas tiveram altos níveis de dopamina liberadas no organismo durante a execução de suas músicas favoritas, causando felicidade, emoção e alegria. O impulso dura aproximadamente  15 minutos após ouvir a sua música favorita.

2 – Música melhora sua performance na corrida

Também foi descoberto que atletas que correram com músicas rápidas ou músicas motivacionais atingiram um melhor resultado comparado com aqueles que não ouviam música ou que ouviam música lenta. Se você quer uma maior potência na sua corrida, não esqueça da música.

3 – Música diminui o estresse

Ouvir suas músicas favoritas diminui os níveis de cortisol, logo, diminui os níveis de estresse crônico. Vale lembrar que o stress é causador de 60% de nossas enfermidades. A pesquisa ainda mostrou que pessoas que produzem música, tem seu sistema imunológico melhorado. Cantar no chuveiro sempre foi um bom remédio.

4 – Música melhora a qualidade do seu sono

Milhões de pessoas sofrem com a insônia. A pesquisa mostrou que estudantes que ouviram músicas eruditas ou qualquer outro gênero mais relaxante antes de dormir tiveram um sono muito melhor do que aqueles que não ouviram música. Se você está tendo problemas para dormir, tente esta dica.

5 – Música alivia o nível de depressão

Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão e 90% sofre de insônia também. O estudo observou que os sintomas da depressão diminuíram significativamente nas pessoas que ouviram música antes de dormir. A que causou melhor efeito foi a música erudita instrumental. Meditação com música erudita faz muito bem.

6 – Música ajuda a comer menos

O estudo apontou que iluminação e música suave no ambiente fizeram as pessoas comerem menos e apreciar melhor a comida que tinham. Se você deseja comer menos, tente deixar o ambiente mais escuro e escute músicas relaxantes.

7 – Música melhora seu humor no trânsito

Muitas pessoas perdem a cabeça diante de um trânsito caótico típico de cidade grande. A pesquisa apontou que ouvir música aumenta seu humor no trânsito e, ao contrário do que muitos imaginam, também melhora sua concentração, fazendo seu comportamento ser mais seguro. No entanto, é importante observar que não estamos falando do som no último volume ou em qualquer volume que atrapalhe a audição do motorista.

8 – Música melhora a capacidade de aprender e memorizar

A pesquisa apontou que ouvir música melhora a capacidade de aprendizado e de memorização. Ainda mais se você souber tocar algum instrumento, melhorando ainda mais a performance do seu cérebro. Estudar com uma música de andamento médio/baixo é uma boa para ajudar na memória.

9 – Música melhora a recuperação pós-cirurgia

Ouvir música calma antes da cirurgia diminui a ansiedade. Outros estudos ainda indicam que ouvir música calma após a cirurgia melhora o relaxamento do corpo, facilitando a recuperação.

10 – Música alivia a dor

Pesquisadores descobriram que a terapia com música reduziu a dor mais do que tratamentos padrão em pacientes com câncer. Também observaram que a música pode diminuir a dor em pacientes de terapia intensiva e pacientes idosos com músicas da escolha dos pacientes.


Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *