Que tipo de bebedor você é? Estudo define oito tipos com base na forma como seguram o copo

O jeito como você segura um copo ou uma garrafa pode revelar muito mais sobre a sua personalidade do que você imagina. Ou gostaria. Foi o que descobriu o psicólogo Glenn Wilson, da King’s College, em Londres, que observou a linguagem corporal de mais de 500 pessoas bebendo em bares. E mais. Wilson conseguiu determinar oito grupos com características bem definidas: “paquerador”, “fofoqueiro”, “solitário”, “amante da diversão”, “rainha do gelo”, “playboy”, “intimidador” e “bad boy”.

O estudo descreveu em detalhes essas oito categorias e revelou até a abertura que cada um dos tipos dá na hora da paquera. Segundo o psicólogo, os tipos mais abertos para iniciar uma conversa são o paquerador, o playboy e o amante da diversão. Então, fique atento para não passar a imagem errada na próxima vez que sair para beber – ou para não abordar uma pessoa que não esteja muito disposta a dar condição para o flerte.

1. O fofoqueiro
Segundo o psicólogo, é o tipo mais comum entre as mulheres. Os fofoqueiros se reúnem em grupo para falar sobre os outros. Na maior parte do tempo, fazem comentários críticos. Quem faz parte deste grupo costuma segurar o copo de vinho pela taça e o utiliza para gesticular. Quando vai falar algo confidencial, tende a se inclinar sobre a bebida. Como o fofoqueiro ou a fofoqueira já está em um grupo social fechado, investidas de pessoas de fora geralmente não são bem-vindas.

2. O amante da diversão
Esse homem ou mulher bebe para ficar mais sociável e gosta de rir com seus amigos. Ele geralmente está segurando uma garrafa perto dos ombros para ter mais liberdade de movimentos e costuma dar goles curtos para não perder nada da conversa. Este tipo de pessoa está sempre feliz por ampliar seu círculo social. A melhor forma de abordá-los, portanto, é chegar logo na conversa de uma forma bem-humorada para fazê-los rir.

3. O paquerador
O paquerador segura o copo delicadamente, com os dedos separados, e usa o objeto de forma provocativa. As mulheres são as que mais se encaixam na categoria, podendo posicionar o copo na altura dos seios para chamar a atenção aos seus atributos físicos. Também podem fazer contato visual com as pessoas enquanto dão um gole. Às vezes, também usam o dedo para “provocar” a borda do copo, mergulhar na bebida e tocar a boca. Se você se interessou por um paquerador, a melhor abordagem é entrar no jogo e fazer gestos recíprocos de paquera.

4. O solitário
São pessoas tímidas e submissas que seguram o copo com todo o cuidado, como se tivessem medo de alguém roubá-lo. Eles costumam esconder as mãos livres no bolso e o copo é usado como uma muleta social. A bebida nunca está completamente terminada: sempre tem um pouco sobrando em caso de emergência. O solitário bebe pouco, e pode usar canudos para mexer a bebida entre um gole e outro. Eles geralmente estão abertos para novas amizades, mas é preciso chegar de maneira delicada, talvez com alguns elogios discretos para deixá-los mais autoconfiantes.

5. A rainha do gelo
Fazem parte deste grupo mulheres naturalmente frias que estão sempre na defensiva. Costumam beber em taças de vinhos ou copo curtos, sempre segurados de forma a fazer uma barreira para impedir aproximações íntimas. Glenn Wilson avisa: nem perca seu tempo com ela.

6. O playboy
São homens altivos, confiantes e galanteadores. Geralmente seguram copos compridos ou garrafas como um suporte fálico, brincando com ele sugestivamente. Tendem a ser possessivos, mas sabem lidar muito bem com mulheres.

7. O bad boy
Estes homens inclinados a um excesso de confiança e arrogância geralmente estão bebendo cerveja engarrafada ou cidra. Costumam se “espalhar” nos lugares, ocupando tanto espaço quanto for possível para marcar seu território. Por isso, empurram o copo para bem longe de si mesmos e se inclinam para trás na cadeira, por exemplo. Se estão bebendo com os amigos, é pouco aconselhável abordá-los, a menos que esteja com disposição para ficar de bajulações pra cima deles.

8. O intimidador
Este tipo também é mais comum entre homens. Eles preferem copos grandes ou garrafas, que usam como se fossem armas simbólicas: seguram com toda a firmeza e as usam em gesticulações próximas ao rosto das pessoas, como se estivessem ameaçando-as. Costumam se achar o sabe-tudo e chegam a ser um hostis na defesa de suas posições, mesmo que não usem violência. Segundo o estudo, o ideal seria não mexer com um tipo desses – ou então fazer isso com muito cuidado.


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *