Nós realmente engolimos aranhas enquanto dormimos?

Não são poucas os textos e pessoas apontando estatísticas à respeito de quantas aranhas os seres humanos engolem enquanto dormem. Alguns afirmam que o número chega a dezenas por ano. Por outro lado, há quem diga que isso não passa de mais um mito. Será?

O portal de notícias BBC, resolveu perguntar aos internautas, se eles acreditavam que as pessoas engolem aranhas enquanto dormem, e se sim, quantas seriam.

Evidências

Segundo Henry Nicholls, da BCC, registros médicos de várias partes do mundo comprovam que existem casos de pessoas que sofreram picadas de aranha durante o sono, inclusive das temidas aranhas marrons. Estudos apontaram que a maioria dos ataques ocorrem em braços, pernas, mãos e pés, mas, em algumas ocasiões, eles podem ocorrer no rosto.

Os internautas que acessaram a página da BBC no Facebook parecem confirmar o que foi descoberto pelos estudos. Um dos casos relatados, por exemplo, foi o de uma pessoa que acordou com milhares de picadinhas no rosto depois que uma ooteca eclodiu durante a noite liberando um sem-fim de aranhinhas sobre sua cama. Em outras palavras, não faltam evidências de que esses animais perambulam em nossas camas ocasionalmente.

Mas elas podem entrar na sua boca?

Embora existam muitos artigos por aí que atestam que as estatísticas relacionadas com humanos engolindo aranhas durante o sono não passam de mitos — você pode conferir um deles aqui, outro aqui e mais um aqui, os três em inglês —, a BBC reuniu alguns relatos que contradizem essas publicações.

Um dos internautas contou que, pela manhã, enquanto escovava os dentes, sentiu um gosto meio esquisito e, ao cuspir, viu umas patinhas que pareciam ser de um aracnídeo. Outro disse que um dia, ao acordar, percebeu algo estranho na boca e descobriu que se tratava de uma pequena aranha. Esses relatos deixaram você nervoso? Pois você não precisa se preocupar — nem passar a dormir com a boca amordaçada!

Não há motivo para ter pânico

Além de reunir os relatos dos internautas, o pessoal da BBC também conversou com alguns especialistas sobre o tema, para tranquilizar os aracnofóbicos mais afoitos. Entre os profissionais consultados está Dave Clarke, que comanda o departamento de invertebrados do Zoológico de Londres. Segundo ele, a maioria dos predadores simplesmente não se arriscaria a atacar um animal maior, simplesmente para não correr o risco de levar a pior.

No caso das aranhas, Clarke explicou que elas são supersensíveis a calor e vibrações, portanto é pouco provável que esses animais se aventurem a atacar seres humanos desavisados. Além disso, as aranhas não sentem nenhum interesse particular por nós, e os encontros são realmente acidentais e raros. Entretanto, isso não significa que eles não ocorram nunca — apenas são muito esporádicos. [Mega Curioso]


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *