O que apenas UM pedaço de pizza é capaz de fazer com o nosso corpo?

Depois de comer sua sua pizza preferida, você já parou para pensar quais são os efeitos da mesma em seu corpo? Por se tratar de um alimento tão gorduroso e rico em açúcares, o que ela pode fazer dentro de você é devastador.

Você passou a vida inteira sem ter consciência do potencial devastador da pizza? Fique sabendo que um pedaço inocente de sabor pepperoni, por exemplo, pode fazer muitos estragos aí dentro. Em média, uma fatia dessa pizza tem 311 calorias, sendo 13,5 gramas de gordura e até 720 miligramas de sódio! Impressionante, não?

Agora veja o que apenas UM pedaço de pizza faz dentro de seu corpo:

10 minutos

1

Após 10 minutos da primeira mordida em sua pizza, o alimento gorduroso aciona o centro de prazer de seu cérebro. Nesse momento, enzimas digestivas começam a ser produzidas e o carboidrato começa a ser transformado em açúcar em seu organismo.

15 minutos

18

Mais 5 minutos da primeira transformação da pizza dentro de seu organismo e o açúcar já chega à sua corrente sanguínea. É comum, nessa fase da digestão, que você se sinto lento e pesado. Gases também são produzidos nessa etapa, especialmente se você tem o costume de comer pizza rápido demais.

20 minutos

3

Até 20 minutos de sua primeira mordida, a pizza faz com que seus níveis de leptina aumentem. Esse hormônio é responsável por indicar que você deve parar de comer e permite que suas células absorvam a glicose da corrente sanguínea.

Como a maioria das pessoas não para nesse momento e, normalmente, opta por mais outros pedaços de pizza, o que acontece é que as células rejeitam o “combustível” disponível. Esse, por sua vez, é enviado ao fígado e é transformado em gordura.

30 minutos

4

Depois de meias hora, seu corpo começa a se sentir saciado. Mas, enquanto seu corpo trabalha para diferir a gordura do queijo e dos embutidos da pizza, seu nível de triglicérides aumentam. Se a quantidade desse tipo de gordura presente em seu sangue aumentar muito e for superior a 150 ml/dL em jejum, o risco de doenças cardíacas também aumentam consideravelmente.

Entre 45 minutos e 1 hora

5

Sua pressão aumenta. Isso pode ser um problema no caso dos hipertensos e de quem tem problemas cardíacos. Nesse período, outra reação é o controle dos níveis de leptina, o que faz você passar um tempo, mesmo que curto, sem pensar em comida.

3 a 4 horas

6

Isso depende muito do funcionamento de seu metabolismo, mas, na maioria dos casos, nessa etapa da digestão ocorre a normalização do açúcar no sangue. E sim, você pode voltar a sentir fome, porque tudo que sua pizza tinha a oferecer já foi oferecido. Mas, o risco é o nível de triglicérides, que ainda vai permanecer alto por mais algumas horas.


Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *