Você conhece a dopamina, a molécula do prazer?

Por Soraya Rodrigues de Aragão

A dopamina é um neurotransmissor importante que participa de funções especificas de processos como: memoria, comportamento, atenção, cognição, aprendizagem, controle dos movimentos, recompensa, sono, humor e emoções. Oferece a sensação de bem estar, de prazer e felicidade, permitindo a integração de sentimentos e afetos, tais como o sentimento de pertencimento e amor.

Dopamina

A dopamina faz parte da nossa bioquímica, sendo necessária, participando do nosso circuito de recompensa no cérebro bem como da motivação e vontade de enfrentar desafios. Ele é liberado diante de situações que nos proporcionam prazer e por este motivo tendemos a buscar novamente estas mesmas situações. Mas também apresenta o outro lado da moeda, pois este neurotransmissor esta’ diretamente relacionado com comportamentos repetitivos e que podem levar ao vicio, como os jogos em geral, jogos de azar , enumerando também a dependência de drogas, dependência da internet, sexo ou de quaisquer outras fontes que nos proporcionem prazer.

Claro que o nosso comportamento é multifatorial e leva em consideração outros fatores, tais como o cultural, o idiossincrático (percepção subjetiva do ambiente), dentre outros. No entanto, este comportamento sempre tem uma base biológica. Mesmo assim, você não é passivo e pode escolher quais comportamentos quer reforçar e fazer parte de seu repertorio.

 

http://www.alquimiadavida.org


Soraya Rodrigues de Aragao

Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante. Autora do livro Fechamento de ciclo e renascimento.Sites: www.sorayapsicologa e www.alquimiadavida.org/livros

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *