12 imagens que mostram como o ser humano está transformando o planeta

É fato que as imagens de satélite são um verdadeiro prato cheio para apresentar como a arquitetura do mundo está mudando com o passar dos anos. As imagens selecionadas abaixo, mostram como a existência e as ações do ser humano alteraram nosso planeta ao longo do tempo:

Todo mundo sabe que um dos principais fenômenos a destruir nosso mundo é o Aquecimento Global, mas ver essas imagens faz com que o problema salte aos nossos olhos. As fotografias termográficas mostram o Glaciar Columbia, no Alaska, representando as áreas congeladas em azul.

Estas fotos de satélites apresentam uma região no estado de Rondônia. A imagem ao lado direito, de 2009, mostra a rápida proliferação de fazendas, a maioria produtora de Soja. Para termos uma ideia da gravidade do problema, a diferença de tempo entre cada fotografia é de 34 anos. É um grande estrago entre as duas épocas.

Estas fotos mostram o mar de Aral, entre Cazaquistão e o Uzbequistão. As imagens talvez não fossem tão alarmantes se não fosse pelo fato de este já foi o quarto maior lago do mundo, mas que hoje está quase desaparecido.

A União Soviética, nos anos 60, desviou os rios Syr Darya e Amu Darya, que desaguavam no mar de Aral.

É necessário que haja muito sucesso na campanha para deter o aquecimento global.

Uma das formas de evitar a emissão de gases poluentes é a uma produção de energia alternativa, como a Eólica.

A cidade Mexicana de Cancún, nos anos 70, era esparsamente habitada, porém com o empurrãozinho que o governo deu no setor turístico, o município cresceu muito nos 30 anos seguintes, alcançando hoje cerca de 733 mil habitantes.

Algumas cidades encontraram formas criativas de continuar crescendo, Dubai foi uma delas, que além de ter expandido muito e rapidamente, nos emirados árabes, resolveu criar ilhas artificiais para atrair turistas.

 Durante o século  XX, o governo do Iraque, drenou boa parte dos rios que abasteciam os pântanos. Entre 1979 e 2003, o presidente Saddam Hussein, se esforçou para recuperar o terreno.

É importante estarmos atentos e sermos cuidadosos com nosso planeta, pois às vezes é possível deter um desastre antes que ele aconteça. Foi o que aconteceu nos 70, quando cientistas começaram a gritar aos quatro ventos sobre a catástrofe que os CFCS (Clorofluocarbonetos) estava causando na camada de ozônio. Felizmente a melhora é perceptível.

A maior parte das imagens aqui mostradas foram negativas, mas é preciso ressaltar que nem todas as mudanças que ocorreram ao longo do tempo foram negativas. As fotografias acima apresentam o retrocesso dos altos níveis de poluição (representado em vermelho), nos Estados Unidos.

Desde o início dos anos 2000, o governo americano estimula empresas a reduzir os níveis de poluentes emitidos.

Às vezes, a natureza exige seus pedaços de terra de volta. A imagem à esquerda apresenta o entorno da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, meses antes do acidente que contaminou permanentemente a área.

Via Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *