Como pessoas altamente sensíveis interagem de forma diferente com o mundo

Sabemos que as pessoas altamente sensíveis já foram rotuladas de muitas formas no passado, já foram taxadas como frágeis, excessivamente emotivas e tantas outras coisas que expressavam uma visão superficial do assunto. Mas é preciso chegar a compreensão de que a pessoa altamente sensível é muito mais que sentimentos em abundância e lágrimas.

Aqueles que tem esse tipo de personalidade empática, são biologicamente condicionados a ter o comportamento que têm. Por esse motivo, a sua forma de interagir com o mundo é totalmente diferente, e isso não deve ser levado como algo necessariamente negativo. 

Será que sou uma pessoa altamente sensível?

Descubra conferindo a seguir algumas maneiras em que as pessoas altamente sensíveis abordam com o ambiente físico à sua volta.

O ambiente ao redor poderá facilmente ser um estímulo excessivo para uma pessoa altamente sensível.

Muitas pessoas em volta, muito barulho, muita pressão nas decisões importantes – tudo isso já é difícil de ser suportado, mas por uma PAS, especialmente se ela tem pouco tempo de calma e solidão para se recuperar é um desafio ainda maior. “Isso acontece porque a PAS processa tudo em volta com muita profundidade”, afirma Elaine Aron, uma das primeiras pesquisadoras científicas a debruçar-se sobre esse traço de personalidade.

As pessoas altamente sensíveis costumam processar o ambiente ao redor e os acontecimentos da vida a partir de suas emoções. Então, quanto mais intensas e avassaladoras as circunstâncias, mais profundamente elas sentem.

Pessoas altamente sensíveis captam as maiores e menores sutilezas presentes no ambiente onde estão.

“Há uma intuição em relação ao que as cerca, em relação a coisas das quais outras pessoas geralmente não têm consciência”, Aron explicou ao Huffington Post.

Essa intuição também costuma guiar seus próprios relacionamentos. As PSAs captam muitas nuances sutis, diz Aron. Atitudes diferentes que podem passar despercebidas de outras pessoas, como se você mudar o tom de voz ou enviar uma mensagem de texto em tom mais rude que o normal (por exemplo, usando pontos finais em vez de pontos de exclamação), é bem provável que uma pessoa altamente sensível perceba.

As PSAs são mais emocionais em seus relacionamentos.

As pessoas altamente sensíveis precisam de conexões profundas. Os estudos de Aron revelaram que as pessoas sensíveis tem maiores tendências a ficarem entediadas no casamento, principalmente porque, com o tempo, a interação profunda entre o casal pode ir se perdendo na rotina. Mas, digo novamente, isso não precisa ser levado como algo necessariamente negativo.

Aron afirma que a ausência de interações profundas não quer dizer que uma PAS vai logo abandonar o barco, mas que isso irá apenas motivá-la a buscar conversas mais estimulantes, em alguns casos.

Às vezes as pessoas altamente sensíveis prefere voar sozinhas

As PASs costumam funcionar melhor em ambientes mais calmos, especialmente no local de trabalho, afirma Aron. “Os escritórios de plano aberto muitas vezes não são ambientes produtivos para elas”, explica a psicóloga.

Esse gosto pela solidão, pode aplicar-se também às atividades de lazer, fora do trabalho.

Ted Zeff, pesquisador e autor de vários livros sobre as características da personalidade altamente sensível, disse anteriormente ao HuffPost que as PSAs muitas vezes também evitam os esportes ou atividades físicas em grupo, porque têm a impressão de que cada gesto seu está sendo observado.

As PSAs podem ser mais sensíveis a cafeína e álcool.

Esse não um caso geral, com certeza, mas Aron conta que os autotestes que ela aplicou em seu estudo mostram que, na média, as PASs podem ter mais sensibilidade a estimulantes, como cafeína, e substâncias como o álcool. 

Conflitos ou desavenças as deixam ansiosas.

É claro que as pessoas menos sensíveis também ficam ansiosas com desavenças, mas as PASs têm uma maior dificuldade em lidar com conflitos e desentendimentos.

Elas têm duas abordagens diante dessas situações, e uma está em guerra com a outra. “As pessoas sensíveis se sentem divididas entre defender o que consideram justo ou se abster de intervir, porque não querem provocar uma reação violenta de outras pessoas”, disse Aron. “Elas são muito sensíveis aos ambientes em que são julgadas por sua sensibilidade ou por qualquer outra coisa.”

No entanto, por outro lado, as pessoas altamente sensíveis possuem o dom de lidar de modo racional com os desentendimentos. Graças a seus altos níveis de empatia, elas conseguem colocar-se na posição da outra pessoa e enxergar seu lado da discussão, contou Aron.

Em última análise, a melhor coisa que a pessoa sensível pode fazer é abraçar essa característica de sua personalidade e não combatê-la. “As pessoas altamente sensíveis dão ótimas líderes, amigas e parceiras”, diz Aron. Em outras palavras: continue a ter esses sentimentos, PAS, mesmo que nem sempre seja agradável.

[HuffingtonPost]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *