10 coisas que o seu irmão mais velho nunca te contou

O problema de ser o (a) caçula da família é que temos que ouvir os pais e os irmãos mais velhos também. Por esse motivo é tão comum ver o mais novo reclamando de ser tratado como um bebê ou sendo mandado pela irmã mais velha. Porém, a vida do mais velho também não é tão fácil, há muitas coisas que eles realmente queriam contar aos mais novos, mas que acabam ficando submersas no tempo. Confira algumas delas:

1. O primeiro filho cresce sozinho e sob regras mais rigorosas

Geralmente, o casal fica meio perdido quando o primeiro filho nasce, afinal faltam a experiência e o conhecimento prático de como é criar uma criança. Isso faz com que os pais fiquem ainda mais protetores e extremamente cuidadosos, fazendo com que o primogênito viva sob maiores regras. Já o segundo filho ao nascer, conta com todo aprendizado obtido anteriormente, o que resulta em uma vidinha mais tranquila. Em resumo, seu irmão mais velho pavimentou o caminho para você, abriu as portas para você entrar, facilitando a coisa.

2- O primogênito ganha maiores responsabilidades

Quando o segundo filho nasce, toda atenção que antes era voltada para o primeiro fica dividida. Além disso, é esperado que o mais velho tenha maturidade para aceitar e cuidar do novo integrante da família. Às vezes, essas responsabilidades fazem com que o primeiro filho cresça mais rápido, mas em outras pode torná-lo mais distante dos pais, que agora estão mais ocupados.

3- Muito frequentemente os irmãos mais velhos tentam dar um bom exemplo

Quando estão na frente do caçula procuram parecer o melhor possível, moderam as atitudes e até mesmo as infantilidades, pois existe o desejo que o pequeno admire e queira seguir o exemplo.

4- Ele torna as coisas mais fáceis para você, passando um pouquinho de sua sabedoria

O mais velho, enquanto crescia, enfrentou muitas situações ruins sozinho. Os primeiros problemas na escola, o desafio de fazer amizades e até as brigas com os pais, tudo foi descoberto por ele mesmo. O primeiro bateu com a cara na vida diversas vezes para crescer, então quando o seu irmão mais velho puxa sua orelha, muito provavelmente ele está tentando passar um pouco daquilo que ele aprendeu de uma forma bem mais dura.

5- O mais velho sabe que o caçula cometerá alguns erros que ele cometeu

E quando isso acontecer, pouco ele poderá fazer, por esse motivo tenta te dar algumas lições. É claro que raramente queremos ouvir aqueles sermões de irmãos mais velhos, então seguimos em frente e aprendemos por nós mesmos.

6- Você pode não saber, mas seu irmão deu algumas dicas para os pais de como lidar com você

O irmão mais velho em muitas brigas assume o papel de mediador, ajudando os pais a compreender a sua situação, fazendo com que eles encontrem a melhor forma para lidar com você, afinal ele já passou por isso e te entende, ainda que não diga.

7- Temia o momento que você começasse a namorar

Esse é um momento complicado para o irmão mais velho, pois é nele em que os maiores erros acontecem. Eles vão querer controlar e ajudar o máximo, além de dar “pitaco” quando você apresentar alguém. Nesse período começam as festas, as bebidas, as drogas e toda a revolta adolescente, que o seu irmão já passou.

E quando o assunto é sexo, ninguém melhor que o seu irmão para te esclarecer as coisas.

8- Quando ele critica suas atitudes é visando melhorias

Pode parecer que ele não se importa com você e só quer se divertir com a sua cara, mas às vezes, se você olhar com menos raiva poderá perceber que costumam ser críticas construtivas. No fundo, ele quer te motivar e te fazer enxergar seus erros.

9- Ele tinha que agir como seu protetor, muitas vezes sem nem saber o que estava fazendo

Seu irmão não teve nenhum curso de formação para aprender lidar com alguém crescendo ao seu lado. Então, lembre-se que muitas foram as vezes em que ele se sentiu inseguro, que não sabia o que fazer, mas precisava ajudar.

10- Ele sabe que seria o primeiro a ser chamado nas emergências

O irmão mais velho está disponível para todas as suas encrencas. Bateu o carro, mas não quer ligar para os pais, irá ligar para o irmão. Bebeu demais e se perdeu de casa na volta, chamará o irmão. Enfim, se o seu irmão fez o seu trabalho bem feito, hoje ele é provavelmente o seu melhor amigo, aquele que você sempre pode contar, apesar de todas briguinhas. [Lifehack]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *