Teste sua percepção visual, 10 jogos “Onde está Wally”

“Onde está Wally?” é uma série de livros de caráter infanto-juvenil criada pelo ilustrador britânico Martin Handford, baseada em ilustrações e pequenos textos, a série deu origem a uma série animada, uma tira de jornal e jogos eletrônicos.

No livro o leitor encontra ilustrações que ocupam duas páginas inteiras, nas quais em algum lugar está escondido Wally, personagem central da série, e alguns de seus objetos. Wally sempre veste-se com uma camisa listrada em vermelho e branco, e com um gorro de mesmas cores. Também possui uma bengala e usa óculos. Ele geralmente perde seus pertences, como livros, equipamentos de acampamento ou seus sapatos.

Você sabe como o seu cérebro encontra o Wally?

Diversos estudos pesquisaram como determinados anúncios agem na atenção humana e na memória.

Uma pesquisa realizada no ano de 2009 nos EUA estudou o impacto dos mesmos na memória, e o papel vital que pode desempenhar esse processo, fazendo lembrar claramente a que marca pertence o anúncio que tanto impactou. Por sua vez, já existe uma série de estudos neurológicos que começam a esclarecer como processamos visualmente a informação nos sites, e o papel que a publicidade tem no muno online.

Neste artigo mostraremos as aplicações práticas que os publicitários e os web designers usam para “capturar” a nossa atenção e memória, assim como o nosso interesse.

Um exemplo claro para entender tudo isto seria o clássico jogo do livro de “Onde está o Wally?”

Onde está o Wally?

Onde está o Wally? Trata-se de um jogo e exercício prático de atenção visual, bem conhecido. Criado por Martin Hanford, este jogo tem sido protagonista em diversos livros, videogames, uma série de desenhos animados e inclusive em um filme.

Wally (Waldo em inglês) é um menino de óculos, gorro e blusa de listras vermelhas e brancas que se esconde entre inúmeras distrações, dificultando, assim, a tarefa de encontrá-lo.

Deixando de lado os detalhes mais superficiais, pensemos: Quanto tempo levamos para encontrar um elemento diferente em um entorno visualmente ocupado ou cheio? Como os nossos olhos procuram Wally em uma imagem visual densa, cheia de detalhes e pistas óticas falsas?

Essa foi a pergunta que o pesquisador Robert Desimone, diretor do instituto McGovern para Pesquisa do Cérebro, e Don Berkey, professor de Neurociência do MIT, decidiram abordar. De fato, queriam explorar duas escolas de pensamento diferentes:

Será que a nossa atenção percorre a página como se fosse um escâner, de forma ordenada e examinando centímetro por centímetro?

Ou, ao contrário, escaneamos a imagem como um todo, em busca de pistas no padrão geral de onde Wally poderia estar?

A resposta parece ser ambas ao mesmo tempo. E a razão é que ambos os sistemas são ativos e provêm do nosso passado evolutivo. Precisamos focar a atenção na tarefa em questão, mas também temos que analisar o entorno para não passar por cima de algo que, de repente, possa precisar de atenção.

E a forma como o cérebro faz isto é fascinante. Ele o faz mediante a criação de, literalmente, um conjunto de neurônios, todos disparando em um padrão sincronizado. Parece que esta sincronização é a que representa a concentração da nossa atenção.

A seguir, 10 imagens para você tentar achar o Wally. (Clique na imagem para ampliar) [Minuto Psicologia]

waldo1

waldo2

waldo4

Waldo3

waldo5

waldo6

waldo7

waldo8

waldo9

waldo10


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *