16 coisas que pessoas com depressão querem te dizer

A dor virou a minha grande companheira, está sempre lá. Mesmo que não exista nenhuma razão aparente para senti-lá. Ela me assiste tomar café, caminhar nas calçadas e até nas festas, ela se faz presente, pesando o meu peito, fazendo com que mal possa respirar. Às vezes desisto de tentar aguentar, então tomo meus remédios por algumas semanas, pois só assim posso sentir o peso se afastando.

Há muitas coisas que as pessoas com depressão gostariam de dizer, no entanto, elas se calam por medo da falta de compreensão. Confira a seguir 16 coisas que elas te diriam, se pudessem.

1- As pessoas subestimam nossa dor

Aquelas pessoas que nunca sentiram nada parecido, até buscam compreender nossa dor, mas raramente conseguem, afinal trata-se de uma ferida invisível e muitas vezes sem motivo aparente.

Alguns estudos já revelaram que as pessoas, em geral, costumam ter a tendência de subestimar a dor dos outros, pois seria impossível para elas entender completamente.

perception.jpg2

2- Controlamos constantemente nossos impulsos

Em algumas situações em que o risco de perdermos nosso controle é evidente, temos que lutar contra nossos impulsos. Os amigos e familiares, ficam tentando entender quando saímos repentinamente de algum lugar, mas ficariam felizes se soubessem que isso nos salva.

Diversos são os momentos em que necessitamos sair e buscar por outro ar, quando fizermos isso, tente não ficar questionando muito, pois a última coisa que queremos quando estamos em conflito é responder perguntas.

3- Lutamos para encontrar um bom médico

Além de todas as dificuldades que os problemas psicológicos apresentam, ainda é difícil encontrar o melhor tratamento. Muitas pessoas procuram diversos médicos, até encontrar aquele que proporcione um alívio. Às vezes é necessário até ir em busca em outras cidades.

4- Não somos preguiçosos

A falta de vontade que temos para fazer as coisas, não tem nada a ver com preguiça, mas com falta de motivação. Quando você tem depressão, muitas coisas perdem o sentido, até mesmo as coisas que costumávamos gostar.

5- “Tente ver o seu melhor”

É o que as pessoas costumam nos dizer.

6- Não ignoramos por prazer

Muitas são as vezes que nos perdemos em nossa própria mente e deixamos de responder as pessoas ao lado. Não fazemos isso por prazer, mas porque nossa mente barulhenta está nos tirando a concentração.

7- Acostumamos com a dor

Infelizmente, com o passar do tempo, acabamos acostumando com a dor, mas isso não quer dizer que estamos melhores.

“Depressão é coisa muito séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem razão aparente – as razões têm essa mania de serem discretas.” – Martha Medeiros

8- Não somos viciados em drogas

Nós precisamos de algo que faça a dor passar, algo forte, que traga alívio. Então, sim, quando for necessário tomaremos muitos comprimidos. O quanto for necessário.

Não somos viciados em nossa medicação, mas nos tornamos amigos dela.

9- Nem sempre sabemos gerenciar nossos sentimentos

Não é porque lidamos com a depressão por muito tempo, que aprendemos gerenciar tudo que sentimos. Há dias em que a única saída é deitar em um quarto escuro e esperar as horas passarem.

10- Mas em outros dias…

Há dias bons, em que o bom humor dá as caras. Sentimos vontade de viajar, ler, ouvir músicas e até sair para encontrar amigos. Nesses dias nos sentimos revigorados.

11- Não pare de nos convidar

Sabemos que negamos muitos convites, mas não desista de convidar, pois isso pode fazer toda a diferença. Além disso, quando não somos convidados, nos sentimos esquecidos, o que piora tudo.

12- Nem sempre conseguimos trabalhar

Não, não estamos com preguiça.

Trabalhar significa ter contato constantemente com muitas pessoas, o que nem sempre é viável para alguém que atingiu um nível perigoso de depressão.

13- Não queremos lição de moral

Não adianta você dizer que temos tudo, que devemos aproveitar a vida e não ficar triste com ela, já cansamos de ouvir isso.

Na verdade, as pessoas com depressão escutam pessoas dando conselhos, sempre.

14- Vamos falar de outro assunto?

Muitas pessoas, quando conversam com alguém com depressão, só querem falar sobre o assunto. O problema é que na maior parte do tempo, tudo que queremos é falar sobre outras coisas, ter algum momento alívio. Já falamos demais sobre o problema com os psicólogos.

15- Precisamos saber que temos com quem contar

Apesar de nos isolarmos às vezes, isso não quer dizer que deixamos de nos importar com as pessoas ao nosso redor, pelo contrário, precisamos sentir que temos com quem contar.

16- Agradecemos imensamente tudo que vocês fazem por nós

Jamais esqueçam que somos eternamente gratos por todo carinho e cuidado que recebemos.


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *