O segredo das pessoas de sucesso em oito passos simples

A nossa vida é permeada de desafios constantes em que somos compelidos a confrontar e superar. Em momentos cruciais da vida, diante de alguns obstáculos, é necessário decidir entre lutar ou desistir, pois nem sempre é simples ou fácil superar os desafios que a vida nos coloca em nosso caminho. Por outro lado, existem aqueles desafios que nós criamos e chamamos de “sonhos”. Não importando a origem do desafio, é necessário desenvolver um plano de ação associado à estratégias inteligentes com metas especificadas e coerentes ao fim que se quer alcançar.

Para superar desafios e obter o sucesso que desejamos é necessário rever oito questões fundamentais:

1°- Percepção do Fracasso:

Você tem um plano, sonho ou meta? Para que este se concretize, é necessário um plano de ação. As tentativas que fazemos apresentam possibilidades de sucesso, mas NUNCA de fracasso. Por que? Simplesmente porque O FRACASSO NÃO EXISTE. O que existe são aprendizados através de erros e acertos em que cada tentativa se traduz como oportunidade unica de aprendizado. Quando você não atinge o alvo, você está se exercitando, aperfeiçoando a sua capacidade EM FAZER DA MELHOR FORMA o que se pretende. Fracasso é apenas uma percepção distorcida da realidade. O que os erros oferecem a você são oportunidades de treinamento, aprendizagem e aprimoramento.

Thomas Edison, o inventor da lampada, ao ser indagado se iria completar os seus 10.000 “fracassos” após 9.999 tentativas de criar a lâmpada elétrica, respondeu: “Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com meus acertos. Eu não falhei, encontrei apenas 10 mil soluções que não deram certo.”

Portanto, errar é pedagógico e é uma metodologia excelente para Transformar dificuldades em oportunidades, em gerar crescimento que irão agregar valores pra sua vida.

2°- Seja persistente.

perception

Quando desistimos de algum sonho, morre com ele uma parte de nós. Se quer de fato realizar algo, precisa ser determinado e persistente. Neste caso, diante de resultados malogrados, deve-se sempre utilizar-se de recursos diferentes a partir de novas técnicas, pois como disse Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Portanto, persistência é palavra-chave quando o assunto é sucesso, mas não esqueça: você deve persistir em alcançar o ideal, mas desistir da técnica se esta não oferecer os resultados esperados. Insista e persista sempre inovando a metodologia de que se utiliza. O tempo sempre mostra os resultados da persistência e trabalho contínuos em um processo de aprimoramento que te levará à excelência. A persistência e a constância associadas ao desempenho e à estratégia com toda determinação, indubitavelmente te fará superar qualquer obstáculo que te impeça de realizar seus sonhos.

3°- Desenvolva suas habilidades e reúna o maior número de informações possíveis sobre o que deseja alcançar:

Talentos são inatos; habilidades são desenvolvidas. E só podemos desenvolver estas habilidades em trabalho constante.

Você precisa investir tempo e paciência no desenvolvimento dos recursos que almeja para si; pode parecer pleonasmo, mas a excelência só é possível praticando. Outro fator importante é a informação. As habilidades precisam aliar-se às informações do campo em que se está explorando. Se as habilidades te permitem realizar algo cada vez melhor, as informações são o mapa em que você precisa se orientar para saber o melhor caminho a se trilhar.

Precisamos saber qual a estrada que estamos escolhendo e tentar vislumbrar os resultados destas ações em conexão com o que desejamos alcançar, com os resultados que desejamos obter, com quem desejamos nos transformar, quem desejamos ser. Trilhar um caminho inexplorado pode ser facilitado se você tiver colaboradores e parcerias que possam orientar e instruir acerca do projeto que você deseja concretizar. Como disse Sêneca: “Nenhum vento sopra a favor para quem não sabe onde ir”.

4°- Seja disciplinado:

Sem disciplina é impossível chegar a lugar algum. A disciplina é tao importante quanto a habilidade. Descreva sucintamente suas metas e as escreva em seu diário, especificando o prazo para atingi-la. Mas para isto, você precisa dedicar-se algumas horas do dia para praticar o que quer desenvolver. A palavra de ordem é “A cada dia, melhor; aliando teoria e prática sempre.

5°-Mantenha-se sempre motivado:

Manter a motivação nem sempre é fácil, pois com certeza quem está em processo de busca vai receber muitos “nãos” e críticas. A manutenção da motivação é um assunto extenso e cheio de particularidades, em que será aprofundado em um outro artigo. No entanto, existem dois aspectos importantíssimos sobre a motivação que não pode deixar de ser elucidado: Esteja preventivamente preparado para lidar com críticas e reforce comportamentos de sucesso através de pequenas conquistas diárias.

Esteja pronto pra lidar com situações ou pessoas que porventura queiram te desencorajar a seguir adiante, seja por um motivo, ou por outro. Para manter-se firme em seus propósitos, faz-se necessário uma postura positiva e treinamento constante em não se focar nos aspectos negativos, tais como: “você está sonhando alto demais; você nunca vai conseguir isto porque é muito difícil, você está perdendo tempo e não valerá a pena tanto esforço. Entenda que é impossível dar conta do que os outros pensam, mas você deverá estar firme de suas convicções e de seu potencial.

Na realidade, a vida é cheia de “achismos”, mas quem tem que ter convicção do seu potencial é você. O comportamento das pessoas dizem respeito aos conteúdos delas, ao que elas pensam, da maneira de como elas interpretam e limitam o mundo e a vida. Compreenda que todos possuímos pontos de vista diferentes, bem como posturas diferentes. Se você tem certeza do que quer e se está disposto a pagar o preço do esforço que será necessário, então tenha estrutura firme, aprenda a receber “nãos”, ouvir críticas e seguir adiante em seu propósito, se aprimorando sempre. Esta é parte intrínseca do processo de caminhada rumo a destinação do sucesso e esta caminhada é cheia de ruas sinuosas e percalços. Prepare-se.

Sendo assim, assuma uma postura de auto-confiança. Passe a não dar tanta importância a colocação (negativa) dos outros. A não ser que isto te sirva para produzir uma bela obra de arte reciclada, produto do entulho das críticas nem sempre construtivas, mas encorajadoras da produção de um belo material artístico de aprendizado constante.

O segundo ponto é o reforço de “pequenos sucessos” diários que tem o poder de manter o foco. Seu objetivo deve ser desmembrado em pequeno, longo e médio prazo. Reforce diariamente as pequenas metas de seu objetivo a curto prazo. Este procedimento fará toda a diferença, pois os pequenos ganhos tem o poder de nos manter confiantes no foco através de reforços e pequenas recompensas.

6°- Faça auto-sugestões e afirmações positivas diárias:

Sinta, creia no amago do seu ser que é capaz de conseguir tudo o que almeja. Não estou me referindo à crença racionalizada e superficial, mas sim à crença emotiva, aquela crença que pertence a um sentido de realização mais profundo.

Faça diariamente auto-sugestões e afirmações positivas de prosperidade e felicidade, sentindo emocionalmente estas afirmações, acolhendo estes sentimentos de bem-estar como uma realidade. Desta forma, você estará proporcionando a criação da representação mental do que você deseja em sua vida. Assuma que se você quer, você pode. Em contrapartida, se você vive reclamando, ou se auto sugerindo de que é infeliz ou incapaz, você estará igualmente criando representações mentais destes estados, que consequentemente se materializarão. E é neste sentido que dizemos que os pensamentos e as palavras têm poder.

Mesmo que as circunstâncias não sejam favoráveis, insista em fazer auto-afirmações positivas, pois indubitavelmente estas circunstâncias desfavoráveis mudarão. Portanto, selecione o que quer que faça parte da sua vida de maneira consciente, pois o que você escolher, é o que você terá. Comece então, selecionando seu padrão de pensamentos, sentimentos e comportamentos, mudando desta forma seu panorama mental o que certamente fará você mudar de perspectiva diante de muitos fatos que antes atribuía determinado valor ou significado.

7° -Não deixe para depois:

A maioria das pessoas preferem deixar o que tem de ser feito pra depois. A isto chamamos procrastinação. Surge um imprevisto aqui, outro ali, qualquer coisa desconcentra e tira o foco. O tempo vai passando, as situações vão mudando e a procrastinação vigorando com força total. Deixar para depois é um erro fatal e quem sabe onde e como chegar, não perde tempo com devaneios. Foco é palavra de ordem quando o assunto é sucesso. Faça o que tem que fazer no tempo certo.

8°- Faça a sua atividade com paixão:

É necessário ter paixão intensa por aquilo que se faz, pois do contrário é difícil se destacar no que se quer. A paixão, assim como o amor são capazes de mover montanhas, são os sentimentos mais fortes que podemos alimentar em nosso ser.

Quando acrescentamos amor às nossas percepções de sucesso, associados à persistência, às habilidades, ao desejo focado e bem instrumentalizado, junto com a disciplina, estamos então de posse do segredo dos grandes conquistadores, daqueles que amaram a sua causa e não hesitaram nenhum momento em investir todos os seus recursos em prol de seus propósitos. Por ultimo, e o que é o mais importante, é que quando pretendermos alcançar algum desejo, algum proposito na vida, é de fundamental importância perceber se isto também trará benefícios para outras pessoas, se oportunizará o desenvolvimento pessoal e coletivo. Os frutos dos seus propósitos devem se estender em benefícios para outras pessoas, para a coletividade e deve trazer um bem comum.

Captura de Tela (82)


Soraya Rodrigues de Aragao

Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante. Autora do livro Fechamento de ciclo e renascimento.Sites: www.sorayapsicologa e www.alquimiadavida.org/livros

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *