5 maneiras com que seu gato tenta falar com você

Os gatos, geralmente, são conhecidos (erroneamente) pela sua “opacidade emocional”. São famosos pela frieza, pelo descaso e pelo desamor, enquanto os cachorros parecem mais expressivos e possuírem uma linguagem corporal um pouco mais compreensível.

Devido a “seriedade felina”, a maioria das pessoas acaba acreditando que nenhum gato gosta de muita proximidade, mas isso não é completamente verdade. Pelo menos é o que afirmam alguns pesquisadores que estudam a comunicação entre gatos e humanos – sim, este é um campo científico.

Há uma crença crescente de que os gatos são tão expressivos quanto os cães, de acordo com a argumentação da professora de comportamento animal da Universidade da Geórgia, Sharon Crowell-Davis.

 Recentemente ela participou de uma conferência para estudiosos de comportamento felino em Atlanta, e concluiu que nós, humanos, não compreendemos que os gatos estão tentando se comunicar.

E mais: a única coisa que você provavelmente acha que sabe sobre comunicação felina é que “ronronar significa que eles estão felizes”, o que para a sua surpresa, não é exatamente verdade.

Cromwell-Davis explicou ao Science Of U que é verdade que gatos costumam ronronar quando estão felizes, mas que isso não é a tradução mais precisa do significado do som. “Gatos felizes ronronam, mas um gato pode ronronar quando está ferido ou doente”, afirma.

Confira abaixo alguns sinais para você conhecer um pouco mais o seu amigo felino:

Ronronar

O ronronar costuma ser uma solicitação de algo, que pode ser um simples carinho ou uma coisa mais importante e urgente. Como eles não possuem muitas formas de comunicação, ronronam para sinalizar o pedido.

Esfregadinha

Pode parecer surpreendente, mas o seu gato fica feliz quando você chega em casa. Provavelmente, quando você abre a porta e ele vem esfregar seu corpo peludo em suas pernas, você já pensa: “ele quer alguma coisa”. Sim, mas não é tudo que ele está tentando dizer.

Quando os gatos selvagens estão voltando da caça, eles podem gastar vários minutos esfregando-se uns contra os outros“, disse Cromwell-Davis. “Eles também vão envolver suas caudas sobre as costas uns dos outros – é como um abraço humano.”

Quando você esteve no trabalho ou na escola o dia todo, e seu gato se esfrega nas suas pernas, é um comportamento amigável de saudação“, disse Cromwell-Davis. É a forma deles dizerem: ”Você está de volta! Senti sua falta!

Expressões faciais

Talvez você nunca tenha percebido, mas os gatos também têm expressões faciais. É normal que a maioria das pessoas não preste atenção nisso, afinal de contas, geralmente não acreditam que gatos podem se expressar. Mas agora que você sabe, comece a observar suas carinhas, você certamente irá notas quando o bichano está estressado ou quando está aflito.

Os músculos faciais ficam tensos quando estão nervosos, e quando eles estão felizes ou relaxados, seus músculos faciais também relaxam“, disse Cromwell-Davis.

Piscada

Uma piscada longa e lenta, pode significar afeto, de acordo com o veterinário e autor do livro “How to Speak Cat”, Gary Weitzman.

O piscar lento é realmente é um gesto de aceitação. Eles fazem isso quando estão absolutamente confortáveis com você – e fazem isso com outros gatos também.” , disse Weitzman

Não existe uma explicação do motivo pelo qual os gatos fazem isso, mas segundo Weitzman, o máximo que se pode dizer até agora é que é uma resposta automática quando os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem.

Miado

As pessoas pensam no miado como um comportamento felino absolutamente clássico, mas é algo que eles fazem para chamar nossa atenção“, disse Bradshaw.

É impressionante, não? Mas de acordo com o veterinário John Bradshaw, os gatos não miam para se comunicar com outros gatos. Trata-se realmente de algo que eles adotaram como uma forma de comunicar com os seres humanos.

Artigo publicado originalmente em inglês no site Science Of Us


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *