Saiba o que fazer para se dar bem no 1º encontro com o crush

Está cada vez mais fácil conhecer novas pessoas, principalmente em tempos de Tinder, porém com os novos encontros vêm as novas preocupações: será que a pessoa vai gostar de você? Será que o papo vai ser bom? O que dizer? O que não dizer?

Para que pudéssemos contar com uma forcinha para resolver essas questões existenciais da vida moderna, uma equipe de cientistas resolveu testar algumas técnicas de conversação e descobrir um jeito de cativar uma pessoa num primeiro encontro.

Em suma, o estudo consistiu em promover encontros entre pessoas desconhecidas, que falaram a respeito de seus sonhos, descreveram o que seria um dia perfeito para elas, compartilharam situações vergonhosas etc. Mas o que se percebeu foi que, em todos os casos, houve certo nível de reciprocidade, maior ou menor, mas que há um tipo de reciprocidade que faz mais sucesso.

Monólogo ou diálogo?

Entre todos os perfis analisados houve, obviamente, o do “tagarela”, que fala sem parar enquanto a outra pessoa fica só escutando, com aquela cara de paisagem.

Mas qual desses dois tipos de interação você acha que pode terminar bem: aquela que envolve reciprocidade de diálogo ou a que é basicamente um monólogo?

A Dra. Sue Sprencher dedicou-se para descobrir isso e avaliou a conversa entre desconhecidos, que interagiam através de uma webcam – a conversa online foi escolhida por possibilitar o controle de interferências externas, como linguagem corporal, postura e qualquer outra dica que possa contribuir para que uma pessoa goste ou não da outra.

Cada dupla interagiu duas vezes para que as pessoas que ficaram apenas ouvindo um voluntário tagarela tivessem também a oportunidade de falar em outra conversa, mantendo assim um equilíbrio no estudo, de certa forma. Depois de cada conversa, os participantes falaram sobre as pessoas com as quais interagiram e disseram se gostaram ou não de interagir com elas, se se divertiram e falaram, ainda, sobre as respostas que acreditavam que seus pares dariam.

Mas e o resultado?

As respostas mostraram que os participantes que interagiram mais foram os que relataram gostar mais um do outro – má notícia aos tagarelas que gostam de fazer monólogos.

Os pares que mais interagiram, foram também os que mais se divertiram e acreditaram que seus interlocutores gostaram deles também. Reciprocidade em termos de diálogo parece ser um fator realmente importante.

No fundo, a equipe de Sprecher conseguiu comprovar aquilo que muitos já suspeitavam: bons relacionamentos começam com boas conversas, e tendemos a gostar mais das pessoas que nos deixam falar e que demonstram reciprocidade de interesse na hora de conversar e contar histórias.

Para resumir e você levar a dica para casa, fique sabendo que para se dar bem no primeiro encontro, você não deve ser a pessoa que fala sem parar, mas também não deve ser aquela que não fala nada. Interação, caros leitores, é a regra do sucesso em um encontro.

Artigo publicado originalmente em Tech Insider, traduzido e adaptado pela equipe Nzn


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *