Você está cansado dos seus dias? Leia isso e fique atento aos sinais

Você já parou analisar seus sintomas? Anda sem disposição, sem motivação para nada? Se as respostas para essas perguntas forem ‘sim’, por favor, não feche essa janela, pois a partir das leituras podemos mudar nossas vidas, podemos começar a buscar a solução para as coisas que estão em nosso caminho no momento.

Se você perdeu a alegria de fazer até mesmo as coisas que gostava, se tudo te irrita e nada faz sentir vontade, pode ser que algo esteja indo mal, talvez você pense que está deprimido, mas não necessariamente, este pode ser um caso de esgotamento mental.

Mas como vou saber?

Geralmente quem está com esgotamento mental apresenta problemas de atenção, por isso uma das maneiras de medir o nível de esgotamento é contando o número de lapsos cognitivos que a pessoa tem em um dia, tais como dizer coisas sem pensar, esquecer onde colocou as coisas, esquecer nomes, não reparar em um sinal vermelho ou verde enquanto dirige…

Como talvez você já consiga imaginar; as consequências disso podem ser extremamente perigosas.

Por esse motivo resolvemos trazer esse artigo e listar os sinais de esgotamento que podem aparecer em você e nos outros.

1. Sentimento de ineficiência

Aquele que está mentalmente esgotado pode sentir que não consegue atingir seus objetivos na vida.

A partir desse sentimento, a confiança da pessoa cai como de um precipício, e ela se sente ainda menos capaz diante dos desafios. O que gera efeitos desastrosos na autoestima.

2. Tempestade em copo d’água

Esse é um sinal bastante claro e visível de que uma pessoa está mentalmente exausta. Já não precisa de muita coisa para a pessoa explodir, por qualquer bobagem, conseguimos notar a pessoa se descontrolando.

Geralmente em situações assim a pessoa está tão exaurida em suas capacidades mentais que já não consegue mais distinguir com clareza um problema simples de algo realmente grande.

3. Cansaço constante

Não é atoa que este é um dos principais sintomas.

Fique atento, pois não estamos falando de existir momentos nos seus dias em que você está cansado, mas do sentimento de cansaço constante. Você se sentirá sobrecarregado e esgotado o tempo todo.

4. Imunidade baixa

A velha história de que sua imunidade tende a baixar quando você vive períodos de estresse é velha justamente porque é verdadeira.

A adrenalina que o corpo produz nas situações de estresse ajuda a pessoa a estar em alerta. Mas produz estragos no sistema imunológico. Então, com a resistência em baixa, a pessoa tende a ficar doente com mais frequência. Doenças que podem ir desde resfriados, crises de enxaqueca, dores de estômago até palpitações no coração.

5. Falta de motivação

Como já comentamos acima; a falta de motivação é um sinal preocupante.

Como assim você está vivendo e não está sentindo motivação para realizar seus sonhos? Há algo errado nisso, está claro. A vida, se não for bem vivida, não faz sentido.

Para a pessoa esgotada tudo é motivo de descontentamento, nada lhe atraia, nada a empolga.

6. Perfeccionismo exagerado

Algumas pesquisas recentes demonstram que as pessoas perfeccionistas têm um risco muito maior de esgotamento. Isso porque o padrão de perfeição criado por elas consome muita energia, o que leva a um desgaste ainda maior.

Esse tipo de pessoa precisa avaliar com sinceridade se a perfeição é realmente essencial para cada projeto específico. A resposta geralmente é “não”.

7. Sem descanso

Para prevenir o esgotamento é importante que você saiba separar os momentos para descansar, se você não possui esse hábito, acaba correndo o risco de ficar exausto.

Quando falamos em descanso, não estamos nos referindo a dormir apenas. Mas, também, em dedicar-se a atividades que dão prazer – uma atividade física, um passeio em família, um hobby.

8. Demanda excessiva

O esgotamento tem sido descrito como o maior risco profissional do século XXI.

Não é atoa que sempre vamos falar muito disso por aqui. Procure não pegar mais trabalho do que aguenta.

Texto baseado em um artigo publicado no site Família

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.