O outro não é a metade que faltava para a sua felicidade

Você provavelmente já deve ter escutado de um amigo ou amiga apaixonado(a) falar do seu companheiro(a) do seguinte modo: “ele(a) é a metade que me faltava” ou “eu não vivo sem ele(a)”. Esta pessoa que considera o outro a sua metade, diz para si mesma, em outras palavras, que se sente incompleta. Para ela, o outro é suficientemente bom e guarda consigo a fórmula mágica da completude necessária para um relacionamento.

Jung defende que no caminhar da nossa vida devemos passar por um processo que chamou de individuação. Individuar-se significa se tornar inteiro. Isso mesmo, todos nós temos um gigante interior que nem sequer imaginávamos! A sua potência é tão grande que nos convida, a cada dia, a desenvolver novas qualidades que contribuam para o fortalecimento do nosso si mesmo.

Aquelas paixões avassaladoras que tiram o fôlego e, em alguns casos, até a paz ocorrem pelo simples fato de haver uma projeção inconsciente. Como assim? O outro que você se apaixona loucamente tem algo na personalidade que você não tem na sua ou se tem é de um modo pouco desenvolvido. Qual o resultado? Caímos de amores por uma versão aprimorada de algo que desejamos em nós mesmos, mas ainda não temos. O outro se torna o seu reflexo e é nele que você vê o que ainda lhe falta.

Está aí o mecanismo básico da paixão e ela dura até esta projeção inconsciente acabar. Ao terminar, o príncipe encantado vira sapo e a princesa uma bruxa horrorosa! Só que até lá os seus efeitos são devastadores porque o apaixonado está convicto que a sua felicidade depende do outro. É criada desse modo uma dependência emocional forte que gera, inevitavelmente, sofrimento, pois onde há falta, há também sofrimento.


Saulo de Oliva

Médico, especializado em Psiquiatria. Psicólogo.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *