8 dicas incríveis para criar sua própria felicidade hoje mesmo!

Você cria a sua realidade! Você faz a sua felicidade! Está tudo em suas mãos, portanto, comece a agir hoje mesmo! 

A felicidade, atualmente, é como um unicórnio em sua vida? Trata-se de algo maravilhoso, sobre o qual todo mundo fala desde a infância, mas que parece cada vez mais inventado?

Não se preocupe, é assim mesmo! Fica difícil encontrar a satisfação quando entramos na idade adulta, pois nossas rotinas se tornam muito complicadas, enquanto ela está nas atitudes mais simples.

Você quer ser feliz? Pode acreditar, não é difícil. É hora de deixar os grandes gestos de lado e parar de esperar por um momento ideal que pode nunca chegar.

Saiba mais sobre esse sentimento e veja 9 dicas para criar, a partir de hoje, a sua própria felicidade:

O que a ciência entende sobre ser feliz

Primeiro, vamos falar um pouco sobre essa tal de felicidade. Desde os filósofos gregos até os métodos científicos mais avançados, é difícil encontrar consenso quanto ao significado do termo.

Existem duas (principais) vertentes de pensamento nesse caso:

  • a primeira diz que a felicidade é um estado da mente — você é feliz;
  • a segunda diz que a felicidade é um estado emocional — você está feliz.

Seja qual for a opinião, o que nenhum cientista discorda é que se trata de algo subjetivo. Ou seja: o que te torna feliz não é o mesmo para outra pessoa.

Por isso, o grande segredo é buscar a sua felicidade do seu jeito, sem se preocupar com o que os outros vão dizer.

Então, é hora de atacar as duas frentes: mudar seu estado mental para buscar a felicidade o tempo todo e aproveitar os pequenos momentos de alegria que surgem em qualquer tipo de situação.

Como criar sua própria felicidade

Você já sabe um pouco mais sobre o que é a felicidade — o lado científico e o lado filosófico. Agora é hora de fazer algo sobre isso!

Enquanto muitas pessoas acreditam que ser feliz é algo que não controlamos, daremos 9 dicas para provar o contrário:

1. Demonstre gratidão

Comece a sua busca por felicidade se permitindo encontrá-la! Seja grato por tudo: pelo dia que começou, por um favor que te fizeram e até pelo presente que você não gostou.

Quando começamos a enxergar tudo o que acontece como uma dádiva, conseguimos nos encantar até com as pequenas coisas.

 2. Mude de atitude

Você se considera uma pessoa otimista? Muitas pessoas assumem que não e acham que não podem fazer nada a respeito. É claro que você pode! O otimismo e a felicidade devem ser praticados ativamente todos os dias.

O grande segredo da mudança de atitude é começar a se preparar para as dificuldades e encará-las como formas de crescer, aprender e aproveitar oportunidades.

Reclame menos, mesmo que dê muita vontade de fazer isso. Tente parar de culpar outras pessoas, ainda que pareça impossível. Pratique a empatia e seja menos egoísta. Você vai ver que, de repente, a vida se torna um pouco menos pesada.

3. Tenha amor próprio

Não dá para ser feliz sem amar a pessoa que mais se interessa pela sua felicidade: você!

A nossa felicidade está diretamente ligada à capacidade de acreditarmos em nós mesmos e aceitarmos nossos defeitos e nossas qualidades. Abrace as duas coisas. Tente ser uma pessoa melhor, mas não desqualifique o que você tem de bom.

Antes de qualquer outra pessoa, você deve se amar, então se apaixone! Admire quem você vê no espelho e termine o dia reconhecendo tudo o que você fez de bom.

Os erros? Você deve aprender com eles e depois deixar de lado. Amor próprio te dá força para seguir em frente.

4. Seja resiliente

Sim, a frustração acontece, mas o importante para a sua felicidade é como você reage a ela.

Tente praticar a resiliência. Em vez de se desesperar com algo ruim que aconteceu (ou evitar essa memória com distrações), entenda por que as coisas não saíram como você previu e aprenda com isso.

Ser feliz é fácil assim! É saber enxergar oportunidades até nos momentos mais imprevisíveis.

5. Pare de buscar a perfeição

Você não deve transformar derrotas em desastres completos, mas precisa parar de buscar o sucesso definitivo.

Muitas pessoas se impedem de alcançar a felicidade porque acham que só vão encontrá-la em sua forma completa. Mas não existe nada perfeito!

Aprenda a ver a beleza das coisas imperfeitas. Principalmente aprenda a valorizar as pequenas vitórias. É delas que sai a força para continuar em frente

6. Seja proativo em seus relacionamentos

Humanos são seres muito sociáveis — portanto, nossa felicidade também vem das outras pessoas. Mas não adianta ter 200 amigos no Facebook, por exemplo, se eles não representarem nada além de fotos de perfil em sua vida.

Busque por seus amigos, converse com eles, chame-os para sair. Ouça o que têm para contar e conte suas histórias também.

Grande parte da felicidade vem de se sentir útil e querido, mas isso só acontece com quem está disponível para as outras pessoas.

7. Mude seu estilo de vida

Comer melhor, praticar exercícios e meditar são hábitos não melhoram apenas a saúde física. Felicidade tem a ver com a saúde mental também.

Então, faça um esforço para mudar seu estilo de vida. Deixe que um corpo mais disposto e uma mente sã lidem com as preocupações de uma forma mais leve.

8. Aproveite o presente de vez em quando

Lembra que falamos sobre ser feliz e estar feliz? É importante dar atenção aos dois sentimentos. Buscar a felicidade é uma prática constante e, mesmo tempo, intensa.

Por isso, aproveite melhor os momentos de satisfação — aquela hora em que o filho aprende uma palavra nova ou quando começa a chover depois de um dia muito quente.

Aprender a ver a beleza nos pequenos detalhes ajuda a criar uma sensação perene de felicidade.

Ser feliz é o objetivo de todo ser humano, e você nunca vai alcançá-lo se não começar sua busca por conta própria. Basta ter vontade, amor próprio e tomar uma atitude.

Fonte: O segredo

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.