Fale o que sente sem magoar quem você ama

Muitos casais se queixam que não têm o grau de profundidade emocional que gostariam ter no seu relacionamento, no fundo sentem que não conseguem ter uma abertura emocional eficiente e a honestidade necessária para expressarem claramente os seus sentimentos.

É incrivelmente grande o número de pessoas que se sentem profundamente atingidas por palavras agressivas que foram ditas na sua relação amorosa. É muitas vezes difícil em um relacionamento expressar sentimentos sinceros, sem que o outro se sinta ferido.

Atacamos o outro quando, na verdade, gostaríamos de receber um acolhimento caloroso. Criamos distanciamento, quando, na verdade, gostaríamos de proximidade. Como podemos expressar as nossas emoções sem ferir ou contra-atacar o outro?

NÃO JULGUE

“Não adianta disfarçar… A culpa é sua!”

A intenção e a motivação da outra pessoa nunca devem ser julgadas. Se a pessoa amada lhe aborreceu ou magoou, o seu descontentamento pode ser dito, o que não significa que você a estará julgando.

O diálogo pode ser iniciado com uma negação, para que o outro se certifique que o julgamento não estará associado. Por exemplo:

“Não consigo entender porque isso que você faz me deixa triste… Mas é assim que me sinto. Não quero dizer que a culpa é sua, talvez eu seja muito sensível. Mas preciso te dizer que me sinto magoada(o) com o que você está me dizendo.”

Observe que esse diálogo possibilita uma maior abertura emocional para o casal. É muito provável que a pessoa que magoou, ao ouvir o que está sendo dito, diminua as suas defesas emocionais e permita o desabrochar dos seus sentimentos.

SE PERMITA VIVENCIAR AS SUAS EMOÇÕES

A sociedade que vivemos nos condiciona, desde muito cedo, a adotar certos padrões de comportamento em determinadas situações. Somos educados a atribuir valores morais às nossas emoções, isto é, as classificamos como sendo boas ou ruins.

O controle excessivo sobre as nossas emoções nos traz sofrimento, isso porque não deixamos florescer o que, verdadeiramente, somos. A questão não está em você fazer um uso abusivo e desenfreado das suas emoções, mas sim de reconhecê-las e assim integrá-las a sua vontade. Precisamos aceitá-las para permitir que aflorem e, desse modo, podemos desejar se queremos agir de acordo com elas, ou não.

NÃO DEIXE O TEMPO PASSAR PARA RELATAR AS SUAS EMOÇÕES

“Agora não é um bom momento! Podemos nos falar amanhã?”

Os seres humanos têm uma tendência natural a se aproximarem do que gostam e a se afastarem do que não lhes dá prazer. No campo das emoções, nós seguimos esta mesma lógica, ou seja, os sentimentos que nos desagradam são afastados e permanecem mal resolvidos.

Ao se sentir magoada(o) é vital não esperar muito tempo para relatar as suas emoções, já que o passar do tempo poderá distorcer as lembranças que guardamos conosco. Ao comunicar o seu descontentamento em relação a atitude de quem você ama, escolha o momento que ela estiver mais receptiva emocionalmente. Ao fazer isso, não se sinta envergonhada(o) ou com medo da reação dela.

Lembre-se que amar não é ignorar os problemas do relacionamento, mas, sobretudo, confiá-los à pessoa amada, na tentativa de dissolver as amargas desavenças.


Saulo de Oliva

Médico, especializado em Psiquiatria. Psicólogo.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *