O que o mundo precisa? Mais empatia !

Empatia, uma das maiores virtudes do ser humano: quanto mais você enxergar com os olhos do outro mais leve sua vida fluirá!

Todos queremos ser amados e compreendidos, seja nos relacionamentos profissionais ou pessoais, ninguém começa algo para dar errado, queremos o sucesso e aliado a isso também precisamos do outro para estarmos bem neste plano. Quando o outro não nos compreende, não nos aceita, não demonstra empatia, tendemos a nos magoar, chatear, afastar ou ignorar, todos estes são artifícios auto protetores, uma maneira de culparmos o outro e não nos responsabilizarmos pela nossa parte na história, pois em tudo, a responsabilidade é compartilhada, sempre 50%/ 50% e isso se aplica a qualquer relação!

Então, como deve funcionar?

Enxergar com os olhos do outro é talvez uma das habilidades mais difíceis para nós seres mortais, por natureza somos egoístas e achamos que a nossa verdade também deve ser a verdade do outro, neste momento cometemos o maior dos erros para a “criação” da empatia. Não existe verdade absoluta! O que existe são diferentes pontos de vista baseados na história de vida, criação, educação, crenças e valores de cada indivíduo. Cada um tem uma interpretação peculiar dos fatos, uma forma única de internalizá-los e devolver a resposta ao mundo ou a quem quer que seja.

Lembro-me do caso de um casal que se separou, para a esposa, uma das razões que contribuiu foi o fato de o marido não ser carinhoso.Tempos depois, quando o casal se encontrou e conversou a respeito, ela mencionou o fato ao ex-marido, que ficou muito surpreso e disse à ela que ele se achava carinhoso, sim!

Na conversa que nunca existira entre os dois no passado, possivelmente a pergunta teria sido: O que é “ser carinhoso” para você?

Ser carinhoso pode ter diferentes significados para cada um…

Assim, a empatia envolve a comunicação, o interesse pelo outro e a curiosidade em saber o que o outro pensa e sente, temos que exercer o falar e o ouvir. Dá trabalho, cansa, exige sair da zona de conforto e da auto proteção. Por fim, exige assumir os seus 50%! Quando você assume a sua parte e toma atitudes, o relacionamento, seja ele qual for, é tomado por uma energia diferente e tudo se transforma. O outro passa a ser o seu reflexo!

Entenda que para exercer a empatia você precisa ser responsável pela sua parte na história, parar de julgar, ter cuidado e ser resiliente. Sua vida fluirá mais leve à medida que você cativar as pessoas através da empatia!

Fabiana Dainese Mauch – Gratidão em palavras


Fabiana Dainese Mauch

Apesar de apaixonada por filosofia, psicologia e relações humanas, estudo e trabalho na área de exatas, encontrando na escrita uma forma de me aproximar de minhas paixões. Amo pensar sobre a vida e o que podemos fazer para melhorar o mundo e a nós mesmos.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *