Ser Excelente: é o que você quer?

Há ainda um conflito de significados entre atender aos requisitos e atuar com excelência, e esta dualidade aparece em praticamente tudo que fizemos, criamos, corrigimos ou aperfeiçoamos. Seja na vida pessoal ou na abordagem mais conhecida para a excelência que é no meio profissional, onde a vemos com mais clareza e significado.

Vivemos o vício do mais ou menos, onde chegar próximo do objetivo, levando uma leve desculpa em mãos é material suficiente para “não ser penalizado”. É verdadeiramente insano fazer uso de tal artifício.

É como se você fosse a um restaurante onde a única especialidade é servir uma comida que não te deixe doente.

Utilizamos contornos, bypasses e justificativas para explicar o resultado mediano e socialmente aceitável atualmente. Mesmo assim, muito se fala em competir com os grandes, atingir o topo, figurar nas top listas de empresas, executivos e demais rankings sociais e de desempenho técnico. Para isso é preciso mais…

Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.

– Walt Disney

Atender requisitos não é nada de mais. Atender prazos pré-estabelecidos, atingir metas ou projetos conforme o planejado não é algo especial. É o básico, o “arroz e feijão” que não lhe concede um trono ou um prêmio único, porque aqui…é onde todo mundo deveria chegar.

Parece ilógico, por que deveríamos ir além? A resposta é simples. Não é nenhuma obrigação e, exatamente por isso, é que você deveria ir além do normal. Poucas pessoas navegam nas águas que existem acima do “suficiente”.

O caminho é a excelência.

Ser excelente significa ter uma qualidade superior, acima da média e também do suficiente. Não só atingir a meta, mas chegar nela do modo mais eficiente, estratégico e rentável possível. Minimizar custos, encurtar caminhos, eliminar operações. Melhorar resultados constantemente buscando a inovação em tudo que se concebe, sejam produtos, relações ou projetos. A dedicação e a busca pela excelência superam a falta de talento.

Seja tão bom a ponto de que não possam te ignorar.

– Steve Martin


Vinícius Vicenzi Bett

Estudante de engenharia | hiperfoco: psicologia e comportamento humano | mente lógica que ama física e cálculo, mas conectada a arte, livros e boa música.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *