A nossa relação não é mais a mesma. Ele(a) mudou!

AS PESSOAS MUDAM COM O TEMPO

Não adianta nadar contra a maré. As pessoas, no decorrer do relacionamento, inevitavelmente irão mudar o seu comportamento e modo de pensar. Algumas mudanças podem ser leves e passarem despercebidas. Outras, podem ganhar mais força e pegarem de surpresa o outro que está na relação.

Quando vem a surpresa, vem o questionamento. Poderá se perguntar:

“O que será que está acontecendo para que ele(a) esteja tão diferente? Será que existe uma outra pessoa que o(a) está influenciando?”

Note que você, ao fazer esse questionamento, está buscando por motivos que estão fora da pessoa em questão. Logo, a culpa vai ser do trabalho, da família, dos amigos e tantas outras razões que você encontrar para justificar a mudança.

É claro que as circunstâncias externas exercem a sua influência sobre o comportamento, mas existem mudanças que atingem camadas mais profundas do nosso ser. Diante delas, o próprio sujeito que as está vivenciando se permite fazer ajustes com aquilo que acredita que seja o melhor para si.

Nesse ponto, cabe a você respeitar a mudança que está se processando no outro. Podemos interferir em muitos aspectos da relação, mas não podemos interferir na vontade do outro. Reconhecer que aquela pessoa que você conheceu no passado não é mais a mesma na relação, lhe ajudará a não ficar apegado(a) as lembranças que pertencem a outros tempos.

As pessoas têm o direito de se tornarem incompatíveis na relação. Aceitar as mudanças não é sinal de fracasso, mas é um sinal que você está pensando em si e decidindo aquilo que te faz, ou não, feliz.


Saulo de Oliva

Médico, especializado em Psiquiatria. Psicólogo.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *