10 mitos sobre atividades físicas, emagrecimento e alimentação

Fazer atividades físicas uma ou duas vezes por semana já basta

De acordo com o especialista Shawn Arent, que falou ao Business Insider sobre o assunto, precisamos nos exercitar pelo menos três vezes por semana para trazermos benefícios à saúde. Ele nos lembra, ainda, de que é preciso nos movimentarmos sempre, todos os dias, o máximo possível.

O melhor horário para ir à academia é logo depois de acordar, pela manhã

Isso varia de pessoa para pessoa, e o ideal é escolher um horário que facilite a criação do hábito. Se você curte muito a opção de malhar à noite, não há problema nisso. A ideia de que fazer exercícios pela manhã é ideal tem a ver com o fato de que isso facilita a queima calórica e pode, sim, ser uma boa atitude para quem quer perder peso. De qualquer forma, se você odeia acordar cedo e se isso faria de você uma pessoa infeliz, exercite-se à tarde ou à noite. O importante é se movimentar.

Fazer musculação transforma gordura em músculo

Gordura nunca vai virar músculo. A verdade é que são dois tecidos diferentes, e a gordura fica embaixo da pele, entre os músculos e em torno de órgãos internos, como coração e fígado. Já o tecido muscular existe em todo o corpo.

Quando fazemos musculação, melhoramos o condicionamento dos nossos músculos e queimamos calorias, que é algo que ajuda a diminuir o tecido adiposo. Para eliminar a gordura é recomendável adotar uma dieta saudável e que contenha vegetais, frutas, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, presente em itens como peixes, azeite de oliva e abacate.

Mito 4: Quebra-cabeça é uma espécie de exercício para o cérebro

Na verdade, o que faz bem ao cérebro mesmo é a prática de alguma atividade aeróbica, que eleva a frequência cardíaca e faz com que a pessoa se movimente e transpire bastante por determinado tempo. Assim como faz bem ao coração, as atividades aeróbicas, como corridas e caminhadas, são ótimas para a saúde do cérebro.

Mito 5: fazer atividades físicas é a melhor forma de perder peso

É claro que movimentar o esqueleto é uma ótima maneira de emagrecer, mas muita gente acha que, para emagrecer, basta fazer exercícios e queimar as calorias daquele belo hambúrguer cheio de molho. Na verdade, não devemos pensar em atividades físicas como uma calculadora que nos tira a culpa por comer um sorvete ou um pedaço de bolo.

Essencial mesmo para quem busca fazer as pazes com o ponteiro da balança é fazer um processo de reeducação alimentar e passar a manter hábitos inteligentes de alimentação. Para quem quer perder peso, a dieta tem uma importância maior do que ir para a academia. Ou seja: faça, sim, atividades físicas, mas cuide também do que você coloca dentro do seu prato.

Mito 6: fazer abdominais é a melhor forma de ter uma barriga de “tanquinho”

O melhor tipo de exercício para fortalecer a musculatura abdominal e criar o famoso “tanquinho” é, na verdade, o da prancha, que é quando nos seguramos com as mãos e os pés no chão, deitados. Essa atividade trabalha diversos músculos não só do abdome, mas também da parte das costas e dos lados do corpo.

Mito 7: Musculação é um exercício para homens

Tanto homens quanto mulheres podem fazer musculação e levantar peso; afinal é isso que fortalece o músculo – não tem nada a ver com gênero. A diferença está apenas no fato de que as mulheres têm menos testosterona do que os homens – esse hormônio desempenha um papel importante na formação muscular –, mas isso não impede que as mulheres façam musculação.

Mito 8: duas semanas sem ir para academia já faz com que uma pessoa esteja “fora de forma”

A verdade é mais triste do que o mito aqui: depois de apenas uma semana sem treino, o tecido muscular já começa a enfraquecer, e é por isso que a pessoa se sente mais fraca quando passa apenas alguns dias sem ir à academia.

Mito 9: Manter um diário do que se come é uma forma excelente de controlar a dieta

O ponto aqui é que raramente anotamos tudo com exatidão, mesmo quando nos esforçamos para isso, e essa questão é um problema, porque pode fazer com que uma pessoa se engane e acredite estar comendo menos. Nosso cérebro é um fanfarrão e volta e meia faz com que tenhamos a sensação de que nos exercitamos muito e comemos pouco.

Mito 10: Bebidas esportivas são a melhor forma de hidratar o corpo depois de um treino

A maioria dessas bebidas não passa de água com açúcar, e o ideal mesmo, depois de um treino pesado, é tomar somente água e fazer algum lanche rico em proteína, que é uma substância que faz nossos músculos se recuperarem depois de pegar no pesado.

Fonte: Megacurioso


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *