7 dicas malucas de sobrevivência que podem realmente salvar sua vida

Nunca sabemos o que o futuro reserva para nós e o que pode acontecer com as nossas vidas. Pode ser que um dia ficamos perdidos em uma floresta ou somos obrigados a ficar expostos entre raios durante uma tempestade, apesar de serem hipóteses, nunca se sabe, pois como diz o ditado: “para morrer, basta estar vivo”.

E foi pensando nisso que disponibilizamos a vocês, caros leitores, uma lista com 7 dicas super malucas e inesperadas de sobrevivência que podem realmente salvar a sua vida. Entre elas está nunca usar algodão, utilizar água para fazer fogo e até mesmo jamais nadar contra a correnteza. Confira abaixo essas e outras dicas. No final da matéria deixe o seu comentário sobre o assunto.

1 – Nunca nadar contra a correnteza

Caso você se perca em algum lugar que tenha água com bastante correnteza vai aí uma dica super importante que pode salvar a sua vida: nunca nade contra a corrente. Isso porque você não vai chegar a lugar algum, além disso, pode se cansar facilmente e acabar indo a óbito. O ideal é deitar de costas na água e deixar ser levado, ou tentar firmar o pé e aguardar por ajuda.

2 – Água para fazer uma fogueira

Pode ser que um dia você se perca e não tenha um fósforo ou isqueiro para fazer fogo, porém, no local onde está tem água. Você pode até achar que isso é inútil, mas pode ser bastante importante caso queira fazer uma fogueira. Isso porque a água transparente junto com a luz do sol sobre gravetos pode provocar faíscas e logo fazer chamas. Para saber mais detalhes sobre isso, veja essa nossa matéria sobre como fazer uma fogueira usando um balão de água.

3 – Dicas de como saltar de um carro em movimento

Nunca se sabe o que pode acontecer no futuro, mas caso você um dia seja vítima de sequestro ou o carro que esteja dirigindo sofra uma pane elétrica que faça com que você precise saltar do automóvel em movimento é importante ficar atento a essas dicas.

A primeira é ter cuidado com os cotovelos, quadris e joelhos. Além disso, é importante jamais pular do carro se a velocidade for maior que 30 a 35 quilômetros por hora, e a terceira é tentar cair como se estivesse dando cambalhotas, isso evita que se machuque muito.

4 – Telefone celular

Hoje sabemos que o telefone celular é útil para muita coisa, e entre elas está um método de sobrevivência que pode salvar a sua vida. Mesmo que o aparelho não tenha sinal de rede é importante sempre carregar com você o telefone. Isso porque a medida que anda pode surgir sinal suficiente para fazer uma rápida chamada e pedir por socorro. Além disso, a maioria dos celulares possuem bússolas e sinais bluetooth, que podem te fazer seguir na direção certa, ou encontrar alguém por perto.

5 – Não usar algodão

Segundo o Centers for Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos (Centro para controle e prevenção de doenças, em tradução livre) entre 1999 a 2011 mais de 16 mil pessoas morreram de hipotermia, diminuição excessiva da temperatura normal do corpo, às vezes provocada artificialmente para fins terapêuticos ou para facilitar cirurgias cardíacas.

Talvez você esteja se questionando o que o algodão tem a ver com isso. No entanto, de acordo com a ciência, usar roupa de algodão pode provocar hipotermia, pois esse tipo de peça demora muito secar. E isso significa que se você tomar um banho de chuva vai ficar com a roupa encharcada durante horas.

6 – Não deitar no chão para evitar raios

Cerca de 24 mil pessoas são atingidas e mortas por raios todos os anos, e outros 240 mil acabam feridos. Sabendo o tanto que as faíscas emitidas durante a chuva são perigosas, quando somos crianças costumamos ouvir de nossos pais que em caso de ficarmos a mercê de uma tempestade, deitar no chão é uma ótima saída, pois evitaria os raios. Porém, isso não é verdade. O ideal é ficar dentro de uma prédio com infra-estrutura, como encanamento e fiação elétrica, pois isso vai redirecionar a carga de um raio.

7 – Usar relógio com bússola

Um dos objetos mais úteis em caso de você se perder em uma floresta é usar um relógio com bússola. Porém, se isso não for possível e você tiver apenas o analógico também pode ser bastante aproveitável, pois com ele você pode conseguir descobrir onde fica o norte ou o sul. Por exemplo, se você estiver no sul, fique de pé assim que o relógio marcar 12 horas e estiver apontando para o sol. A meio caminho entre o sol e a hora é o norte.

Fonte: Fatos Desconhecidos


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *