Assustador: A estranha epidemia de dança que matou centenas de pessoas

É tão assustador quanto inusitado descobrir que pessoas morreram de tanto dançar, não? Talvez você esteja cético, mas acredite; isso realmente aconteceu.

Estamos falando dos habitantes da cidade francesa de Estrasburgo, que dançaram até a morte, no século 16 — note que “morte” aqui não é força de expressão, as pessoas realmente morreram.

Um vídeo recente da BBC tenta explicar este que é um dos episódios mais estranhos e inexplicáveis da história: a epidemia de dança de 1518. O caso começou quando a moradora Frau Troffea começou a dançar sozinha e sem música no meio da rua. À princípio, ela foi encorajada por palmas e gritos, mas não demorou muito para perceberem que havia alguma coisa errada. Troffea não parava de dançar. E continuou com os movimentos rítmicos durante seis dias. Mas a coisa não parou por aí.

O comportamento bizarro começou a se espalhar e, em uma semana, 34 pessoas estavam dançando também. Em um mês, o número chegou a 400 pessoas. E nada fazia com que elas parassem de dançar, nem mesmo a morte de alguns por exaustão ou ataques do coração. Um jornal da época informou que 15 pessoas chegavam a morrer por dia.

Os médicos e astrônomos (!) da época concluíram que a epidemia era uma doença natural, causada por “sangue quente”. Os habitantes saudáveis construíram palcos e levaram músicos ao local, pensando que a crise cessaria se fosse estimulada. A ideia se mostrou uma tragédia quando perceberam que mais pessoas se sentiam convidadas a se juntar aos dançarinos, aumentando a epidemia.

Depois de quatro meses de dança ininterrupta e várias mortes, a epidemia parou de repente (da mesma forma que começou). E as pessoas retornaram a sua vida normal.

Durante séculos, especialistas discutiram se a epidemia era uma doença real ou um fenômeno social. As evidências acabaram apontando que a epidemia era uma espécie de contágio cultural, que atinge populações que passam por extrema dificuldade, fazendo com que elas queiram dançar até perder a cabeça. O evento se repetiu em mais algumas cidades ao longo dos anos, mas os estudiosos ainda não conseguiram entender com toda a certeza o que de fato aconteceu.

Via Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *