Você é sádico? Faça o teste e descubra

Nos estudos sobre características negativas da personalidade humana, psicólogos determinam três traços principais como definição: narcisismopsicopatia— ou falta de empatia — e “maquiavelismo”, a tendência de manipular os outros. Qualquer um destes aspectos estabelece que a pessoa é capaz de estressar alguém com seu comportamento.

Em uma pesquisa publicada no periódicoPersonality and Individual Differences, cientistas do Departamento de Psicologia da Universidade do Oeste de Ontário, no Canadá, sugeriram que o sadismo também poderia ser incluído nessa categoria. O termo define indivíduos que sentem prazer em machucar ou magoar outras pessoas, mas o conceito ainda não é tão disseminado entre estudiosos, talvez por ser difícil de identificar com precisão médica.

Para desenvolver um teste rigoroso sobre os sádicos, os pesquisadores reuniram uma série de perguntas feitas para distinguir esse traço de personalidade. Os 200 participantes tiveram que responder o quanto concordam ou discordam de cada afirmação, em uma escala de um a cinco — sendo que um representa “discordo totalmente” e cinco “concordo totalmente”:

1. Eu já tirei sarro de alguém para mostrar que estou no controle

2. Eu nunca me canso de provocar as pessoas

3. Eu magoaria alguém se soubesse que isso me deixaria no controle da situação

4. Quando rio de alguém, é engraçado ver a pessoa ficar incomodada

5. Ser maldoso com os outros pode ser emocionante

6. Eu sinto prazer ao rir de alguém na frente dos amigos

7. Ver pessoas se envolvendo em brigas me anima

8. Eu considero a possibilidade de magoar pessoas que me irritam

9. Eu não machucaria ninguém, mesmo se não gostasse da pessoa

Fonte: Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *