7 vídeos que vão te causar um “orgasmo mental”

Você provavelmente já sentiu um “orgasmo mental”. Uma sensação agradável de formigamento no couro cabeludo, como se alguém fizesse um cafuné ou uma coceguinha dentro de sua cabeça, até que essa coisa boa vai dando um sooono…Essa sensação recebeu um nome: Resposta Meridional Sensorial Autônoma. Em inglês, a sigla é ASMR, como esse fênomeno ficou mais conhecido.

A ciência não sabe exatamente o que causa a sensação, mas ela está relacionada principalmente a sons e ruídos suaves, como o batucar de unhas sobre madeira, estalidos da boca falando ou sons de areia sendo manuseada.

Existem vídeos de ASMR no YouTube de todos os tipos, e alguns deles possuem uma grande produção por trás de suas gravações. Vários dos artistas têm um microfone especial que consegue captar os sons a partir da perspectiva de ouvidos humanos, tornando a experiência ultrarrealista. Outros incluem os gatilhos em simulações de filmes, por exemplo.

Veja abaixo alguns dos vídeos e “estilos” diferentes que a GALILEU separou para a sua degustação. Segundo os “artistas de ASMR”, o segredo é descobrir qual tipo de estímulo realmente “toca seu coração” — e, assim, te dá onda. Aconselhamos o uso de fones de ouvido para esse experimento.

“Tapping” (bater de dedos) e “scratching” (arranhar)

Sussuros e sons produzidos pela boca

“Kinect sand” (areia cinética, tipo de areia muito maleável, que parece estar sempre molhada)

Sons de mastigação

Massagem

Simulação de consultas

Simulação de filmes

E aí, foi bom para você?

O interesse por esse tipo de vídeo na internet surgiu nos últimos anos. Mas, há pelo menos cinco, uma das maiores e mais antigas youtubers da área, que se identifica como Maria, começou a postar suas produções. Em seu canal, Gentle Whispering ASMR, com mais de 900 mil inscritos, ela fala em um tom de voz sussurrante enquanto simula situações que normalmente nem parecem as mais relaxantes, de exames oftalmológicos eidas a uma loja de chás a conversas dentro de um carro.

Com a popularização cada vez maior do estilo, milhares de vídeos voltados ao tema começaram a pipocar. Hoje, existem quase 300 mil resultados para canais com o termo “ASMR” em seu nome. No Brasil, uma das maiores criadoras do ramo é a dona do canal SweetCarol, com 190 mil inscritos.

Segundo Frances McGlone, professor de neurociência da Universidade John Moores, no Reino Unido, que conversou com a BBC sobre o assunto, não existem pesquisas que expliquem o que realmente causa os efeitos agradáveis de ASMR. Ainda é necessário que estudos neurobiológicos avaliem o que realmente é responsável por tais sensações. Até lá, os apaixonados por ASMR defendem o uso dos vídeos como uma das mais eficientes formas de pegar no sono e relaxar.

Fonte: Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *