12 atitudes nocivas que sugam a energia pessoal

Como se não bastassem todos os compromissos e missões que as pessoas acumulam, existem atitudes onde normalmente a energia da pessoa é drenada e o estresse acaba aumentando consideravelmente. São hábitos que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem ser combatidos e melhorar a qualidade de vida.
A terapeuta e palestrante Vera Caballero listou 12 atitudes:

1. Pensamentos negativos

Apenas o pensar já gasta energia. Quando os pensamentos se concentram em problemas eles podem cansar mais que uma atividade física pesada. Um dos maiores problemas desta era é a aceleração do pensamento, ter muitas coisas para resolver e utilizar a mente o tempo todo para remoer as questões. Isso ocorre tanto a quantidade quanto a qualidade dos pensamentos. Limpar a mente, organizar as ideias utilizando agendas e calendários, além de evitar relembrar de problemas a serem resolvidos, mantém a energia em um bom nível e ainda traz paz.

2. Sentimentos ruins

Raiva, mágoa, preocupação, desespero, medo, culpa e outras emoções desagradáveis minam a energia da pessoa. Pior ainda quando são alimentados por muitos anos. Isso pode causar estagnação, limitação e interromper o progresso. Ao nutrir sentimentos negativos e tóxicos no lugar de pensamentos agradáveis, esperançosos e bons, a pessoa gasta sua energia e fica sem forças para continuar ou mudar sua situação. Buscar amor, confiança, amizade, autoestima, solidariedade, bom-humor e alegria serve como uma recarga para a prosperidade e bem-estar.

3. Maus hábitos

Deixar de cuidar do organismo proporcionando o que ele necessita para a recarga de energia é péssimo. Dormir pouco ou mal, alimentar-se de forma inadequada, manter vícios, deixar de praticar exercícios físicos e descuidar da higiene prejudicam o bom funcionamento do corpo e da mente.

4. Deixar de estar presente

5. Não perdoar

Quem perdoa libera os sentimentos negativos oriundos de um acontecimento passado. A bagagem a ser carregada fica leve e o futuro promissor. Alimentar as feridas do passado rouba muita energia, enfraquece o organismo e pode gerar doenças.

6. Mentiras

Sustentar e manter uma ou várias mentiras demanda muita energia. Viver sem máscaras, de forma autêntica e real faz muito bem ao indivíduo e às pessoas ao seu redor.

7. Vida alheia

Se a vida pessoal já é desgastante o suficiente para uma pessoa, que dirá ela ter que assumir a vida dos outros. Ter que tomar decisões por outra pessoa, completar suas tarefas, carregar os problemas é com certeza um grande roubador de energia.

8. Bagunça

Não conseguir terminar um projeto e deixar espalhado gera grande energia. A cada vez que a pessoa olhar ou se lembrar, uma cobrança interna será acionada. Nada melhor que manter a casa e outros ambientes organizados e as tarefas finalizadas.

9. Deixar a natureza de lado

Fugir das cidades e contemplar as maravilhas da natureza é importante para todo mundo, afinal o ser humano pertence a este ambiente. Os que permanecem sem contatos com as criações e não se permitem perder tempo com elas correm grande risco emocional.

10. Preguiça

A falta de vontade em começar ou manter projetos é um elemento muito forte para roubar energia. A pessoa se sente sempre cansada e com sono. O empenho na realização de algo é excelente para combater esse item.

11. Comparações

Olhar para o outro, sentir inveja, desejar ter o que as outras pessoas têm, deixam a pessoa cansada e desanimada. As redes sociais acabam sendo grandes vilões nesse item. Quando a pessoa pensa que tudo vai mal para si, acaba absorvendo e trazendo coisas desagradáveis para sua vida.

12. Não aceitar

Nem tudo na vida é exatamente como as pessoas gostariam, mas não aceitar certas coisas produz grande consumo de energia. Existe uma grande diferença em se acomodar e aceitar. Quando a pessoa luta internamente e consome muito da sua energia sem mudar sua situação, estará sendo prejudicada. Já quando aceita, relaxa e busca melhorias ela ganha forças para prosseguir.

 

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.