EMPREENDEDORISMO AMOROSO

O que mais vejo nos sites de relacionamento e autoajuda é script do que fazer diante de um par amoroso.
É preciso ser o que você é, pois é a sintonia que faz a relação. É preciso lutar e estar atento para com o desejo do outro. É preciso não deixar cair na rotina. É preciso ler os sinais, se a pessoa está a fim ou não. É preciso autocontrole. É preciso se deixar levar.
Não pode mandar muita mensagem. Tem que demonstrar interesse. Não pode estar muito disponível. Não pode responder a mensagem na hora, vai parecer que você estava esperando. Não pode procurar o outro. Não pode ser muito simpático. Tem que saber a hora certa para falar determinados assuntos.
Se a pessoa está com você, só pode falar de coisas boas e sorrir. Ninguém quer encontrar o parceiro para ouvir problemas. Se a pessoa quer uma coisa que você não quer e você não fizer o que ela quer, ela vai partir pra outra.
Agradar e prever o que o outro quer é imprescindível para manter a pessoa ao seu lado.
É um grandioso empreendimento “amar”. Tem que estudar muito, ler os sinais, saber todas as técnicas de sedução, conseguir adivinhar os pensamentos do outro, saber limitar suas ações para não deixar o outro pressionado.
Cansa, cansa muito.
O mais engraçado é: mesmo colocando tudo em prática, muitas vezes, o outro vai embora.
Como tem texto com “dicas” para todos os gostos, fica fácil encontrar uma resposta possível para o motivo da partida. Disponibilidade demais: foi isso. Sinceridade demais: foi isso. A roupa íntima errada: foi isso. Fazer sexo: foi isso. Negar sexo: foi isso. A culpa, em todos os scripts de relacionamento amoroso, é ela o ponto.
No acharmos que somos responsáveis pelos estados emocionais dos outros, nos culpamos quando não conseguimos que o outro nos ame como desejávamos. Grande parte do comércio se sustenta baseado nessa crença. Ao acharmos que por não termos sabido ser quem o outro precisava que fôssemos, fomos largados, substituídos ou ignorados.
Por que temos a necessidade de entender os motivos para fim de um relacionamento amoroso ao invés de apenas entendermos que acabou?
O empreendedorismo entrou também nessa área. Formamos pessoas tão inseguras e frágeis emocionalmente que precisamos criar manuais de conquista. Manuais de superação. 10 passos para esquecer o ex. 5 atitudes que farão todos correrem atrás de você. 8 sinais de que ele está a fim. 7 atitudes emocionais que afastam os outros. 3 passos para se tornar irresistível.
Esquecemo-nos que aquilo que achamos que estamos vendo no outro (ou em nós) é só nosso julgamento. Batalhamos para manter a chama acesa, para fazermos tudo certinho, imaginando que assim manteremos a pessoa amada ao nosso lado.
Lemos que precisamos nos esforçar muito para conseguir, e, depois para manter, mas o amor só é.
Não se convence ninguém de te amar.
Deneli Rodriguez.
22.08.2017.


Deneli Rodriguez

Pensadora, escritora e artista. Menção honrosa Itaú Cultural com seu texto "A Menina Iluminada". Concorrente aos prêmios Oceanos e Kindle de literatura. Livros: A Menina Iluminada e A Buda. Filmes: Charlote SP, primeiro longa metragem brasileiro filmado com celular, dirigido por Frank Mora; e Deneli, curta metragem vencedor de prêmios internacionais dirigido por Dácio Pinheiro.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *