Psicólogos ensinam como se manter calmo durante um conflito:

Infelizmente, conflitos fazem parte de nossas vidas, é uma parte inevitável. Mesmo a pessoa mais legal, calma e coletiva experimenta algum grau de turbulência interpessoal, em algum momento. O pior é que na maior parte dos casos, as pessoas não têm controle sobre o que acontece a seguir.

Existem inúmeros conflitos que não temos como evitar, no entanto, podemos controlar como reagimos a ele. Certamente isso não quer dizer que reverter esse processo “automático e inconsciente” é fácil, pois não é, mas também não estamos falando de nada impossível.

Podemos aprender a identificar, reconhecer e gerenciar nossas emoções negativas. Podemos substituir, até certo ponto, essa resposta fisiológica inata.

Podemos aprender a manter a calma durante qualquer conflito, inclusive no meio de uma discussão.

Vamos lá?

Abaixo estão 6 maneiras:

1. Tomar respirações profundas

Porque: A capacidade de permanecer relaxado e centrado durante um conflito depende da sua capacidade de acalmar o corpo. A respiração superficial é a resposta inata do corpo quando confrontado com o estresse. Anular esta resposta natural e praticar mindfulness ajuda o corpo a permanecer calmo.

Como: Inalar profundamente pelo nariz antes de expirar lentamente pela boca. As respirações lisas e profundas cessam a produção de dois hormônios do estresse – adrenalina e cortisol.


2. Concentrar-se em seu corpo

Porque: Concentrar-se em quaisquer sensações físicas que surgem em um conflito permite que você as altere mentalmente. Quando seu foco muda para o corpo, você pode sentir a tensão, a respiração superficial, e outros efeitos que acompanham o estresse.

Como: Quando você percebe que seu corpo começa a ficar tenso, retorne sua postura para um estado neutro, relaxando seus ombros e mãos. Essa posição aberta comunica positividade usando linguagem corporal – e muitas vezes dissolve conflitos.


3. Escute ativamente

Porque: Uma pessoa iniciará uma briga, ou algum outro tipo de conflito, se sentir que não está sendo ouvida. Além disso, é impossível dissolver um conflito sem uma escuta atenta e ativa.

Como: Quando alguém estiver falando, concentre toda sua atenção no que a pessoa diz. Ignore quaisquer pensamentos de construir uma resposta. Uma vez que a pessoa terminar de falar, você terá as informações necessárias para responder de forma inteligente.


4. Faça perguntas abertas

Porque: As perguntas abertas são inestimáveis ​​na resolução de conflitos. Primeiro, elas demonstram que você está ouvindo atentamente. Em segundo lugar, esse tipo de pergunta mostra respeito pela pessoa, permitindo que ela articule seus pensamentos.

Como: Aprender a fazer perguntas abertas pode ser um pouco complicado para algumas pessoas. A maneira mais fácil de evitar perguntas fechadas é não usar as palavras “Não faz”, “Fez” e “Não fez” ao fazer uma pergunta. Em vez disso, use as palavras “O que”, “Por que”, “Quando” e “Como”.


5. Mantenha sua voz calma

Porque: A maneira mais fácil de esquentar o conflito é aumentar sua voz. Por outro lado, uma das maneiras mais fáceis de difundir o conflito é diminuir sua voz. O nível de voz também está ligado à pressão arterial. Quando ela atinge um certo ponto, torna-se mais difícil entender o que está sendo comunicado.

Como: O primeiro passo é dissolver a raiva inicial da outra pessoa. Você não pode fazer isso aumentando sua voz. Por outro lado pode rapidamente transmitir uma sensação de calma ao tomar a decisão consciente de falar mais baixo.


6. Concorde em não concordar

Porque: Nem todos os conflitos produzirão resultados amigáveis ​​ou mutuamente aceitáveis. No entanto, você pode evitar o aprofundamento do conflito, desconectando-se educadamente da conversa.

Como: Uma lei do conflito interpessoal é que é preciso dois participantes. Afastar-se de um conflito é apropriado sob uma das duas circunstâncias: (1) A pessoa se torna cada vez mais hostil, ou (2) A conversa, apesar de seus melhores esforços, não vai a lugar algum.

Ao seguir uma ou mais dessas seis dicas, você, certamente, sentir-se-á mais confiante em qualquer conflito. Como resultado, usará suas emoções e autocontrole em seu benefício!

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *