Desenvolvendo a autoconfiança

Sem dúvida a autoconfiança é um requisito muito importante para alcançar o que se deseja, pois dificilmente alguém chega ao lugar almejado sem acreditar que possui as condições necessárias para chegar lá.  Isso porque antes de decidirmos o que queremos alcançar, fazemos uma auto-avaliação e agimos com base nas crenças que temos a respeito de nós mesmos. Tudo começa no pensamento, com a forma como você se vê.

Para começar a compreender a questão da falta de autoconfiança é preciso ser realista a respeito de quem você é. Assim, das duas uma, ou você possui habilidades necessárias para chegar onde quer, mas mesmo assim não acredita que possa, ou você não possui habilidades e por isso não consegue se sentir confiante.

Se você não possui as habilidades necessárias para conquistar seus sonhos, é fato que jamais se sentirá confiante para alcançá-los. As pessoas de sucesso, que conseguem realizar seus objetivos de vida, se preparam para isso, elas planejam, estudam, se aperfeiçoam e correm atrás do que for preciso para estarem preparadas para enfrentar cada obstáculo que surgir pela frente. Elas são confiantes porque foram atrás daquilo que lhes faltava para buscar seus objetivos.

Quando o problema é a dificuldade de colocar em prática as habilidades que possui, o que limita uma pessoa são as crenças que ela tem a respeito de si mesma. Se uma pessoa tem a habilidade necessária para atuar e sonha em ser ator, por exemplo, mas não se vê capaz de alcançar esse sonho, o que a está limitando são crenças que ela possui a respeito de si mesma, se ela possui crenças negativas como a de ser fracassada, rejeitada ou inútil, ela não conseguirá avançar em direção aos seus sonhos ainda que todos digam que ela é muito talentosa.

Ocorre que ao longo da nossa vida vamos construindo, de acordo com nossas experiências, crenças a respeito de quem somos. As crenças moldam a forma como interpretamos as circunstâncias da vida e, o que acontece, é que muitas de nossas crenças nos paralisam e nos impedem de agir da forma como gostaríamos. Por isso, o autoconhecimento é muito importante para quem quer adquirir autoconfiança, é preciso conhecer, de forma mais profunda, o que pensamos a respeito de nós mesmos, quais são os nossos medos e inseguranças e trabalhar para que essas crenças sejam mudadas. Nesse sentido, a psicoterapia é um processo que leva ao autoconhecimento, com a ajuda de um psicólogo você vai compreender a sua forma de ver o mundo e a si mesmo, trata-se, sem dúvida, de um processo libertador e de descoberta de potenciais que não temos noção de que existam dentro de cada um de nós.

Não nego o fato de que, muitas vezes, as circunstancias são extremamente difíceis e o caminho até os nossos sonhos são realmente cheios de obstáculos, mas por pior que sejam as situações, elas não conseguem parar as pessoas que acreditam que são capazes de chegar onde querem. elas não permitem que outros digam a elas quem são ou até onde podem ir, porque elas tem convicção de quem são e sabem exatamente onde querem chegar.

Psicóloga Juliana Lima Faustino

CRP 05/ 43780

Fan Page: www.facebook.com/julianafaustinopsicologa

Blog: Cuidando das Emoções: www.psijulianafaustino.wordpress.com


Juliana Faustino

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *