O QUE É AUTOCONHECIMENTO? E COMO PRATICAR?

Autoconhecimento: aqui esta um belo tema! Daqueles que dá para jogar horas de conversa afora. De tão interessante e necessário.

Vamos tentar entender o que é autoconhecimento e como podemos praticar.

Autoconhecimento é, de fato, conhecer a si mesmo. Mas será que apenas saber o significado já quer dizer que você entendeu?

Conhecer a si mesmo, na minha visão, é algo muito relacionado a estar em estado de atenção e criar memória. Porque você precisa estar atento para perceber o que ocorre com seu corpo, emoções, pensamentos e quais são suas atitudes ao longo do dia, do mês, dos anos… E você precisa ser capaz de lembrar o que ocorreu, logo, a memória é crucial.

Aquele que busca o autoconhecimento quer saber quais alimentos influenciam positivamente seu corpo, quando fica doente e por quê. Essa pessoa que quer conhecer a si mesmo procura saber o que o faz ficar alegre ou triste, empolgado ou desanimado, com baixa autoestima ou alta autoestima, etc. Ela quer entender quais situações ou pessoas alteram seu estado emocional.

Pois é! Sócrates há muitos séculos atrás já refletiu sobre quem ele era e sobre quem somos nós. Conhecer a si mesmo é conhecer o universo e os deuses. Somos o reflexo do universo. O universo está em nós e nós estamos no universo.

Indo um pouco mais profundo no tema… A pessoa que busca o autoconhecimento acaba encontrando. E o que antes era difícil de conseguir por não saber os fatores que alteravam a sua vida, passa a ser irrelevante. Esse equilíbrio balanceia as relações pessoais, mudando o seu comportamento, antes nervoso, agora sereno. Deixa o grito de lado ao ganhar um sorteio e fica apenas alegre. E assim vai… As relações que lhe faziam mal, já não afetam. As aptidões para o trabalho são descobertas. Os alimentos que lhe fazem mal são extraídos da dieta.

O autoconhecimento cria liberdade, consciência e felicidade.

No entanto, é importante entender que você possui um corpo, uma alma/espírito, uma personalidade, gostos, aspectos físicos e mais uma diversidade de características pessoais que são únicas. O que eu quero dizer com isso?

Você é um ser único! Jamais vai haver neste universo um ser igual a você. O conjunto de fatores que culminaram no seu nascimento jamais vão se repetir.

Ou seja, saber quem você é vai ser uma missão sua! É uma coisa muito pessoal, porque você é único! Mas muitas pessoas, situações e hábitos podem te ajudar nessa caminhada.

Se descubra!

Life Coach Silmara

www.clickidealequilibrio.com.br

 

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Avatar

Silmara Regina Carlos

Silmara Regina Carlos - Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.