QUANTO PESA A SUA ALMA?

 

 

Somos o tempo todo cobrados e avaliados quando não apresentamos o padrão físico ditado pela indústria da moda. Se excedemos alguns quilinhos, logo, começamos a ouvir comentários desagradáveis sobre a silhueta um tanto quanto mais cheinha…E o efeito negativo dessa cobrança, acaba por repercutir cada vez que olhamos no espelho. A autoestima fica prejudicada e passamos a cobrar de nós mesmos uma atitude. A cada mês, nos chega uma nova dieta prometendo um corpo escultural e uma vida completamente feliz. “Dietas da Moda”.

 

Há pessoas acima do peso que não estão nem aí, para o que dizem os outros…Conseguem levar uma vida tranquila e feliz, com seus quilinhos a mais. Já outras, apresentam sintomas graves de uma obesidade crônica e perigosa. E isso, as incomoda e entristece. Talvez, para casos assim, a avaliação médica não tenha sido muito criteriosa. É preciso, para um diagnóstico correto, uma consulta ao médico do corpo, e outra ao médico da alma. O primeiro, perguntará quanto pesa o seu corpo, o segundo, quanto pesa a sua alma. Muitas vezes, tentamos saciar a fome da alma com alimentos para o corpo físico e acabamos por exceder o peso que ele aguenta suportar, enquanto a alma continua desnutrida. A alma, diferentemente, do corpo, quanto mais alimentada, mais leve fica. Mas é preciso escolher os alimentos corretos.

 

É preciso descobrir quando e por que a vida se tornou amarga e provocou uma procura desenfreada pelos doces, talvez, como forma de compensação. Nesse caso, o máximo que poderemos conseguir, será um “diabetes”. Sim, a alma tem fome. A alma tem fome de amor, carinho, afeto, atenção, diversão, etc. Uma alma desnutrida nos deixa tristes, carentes e doentes. As doenças manifestadas no corpo físico, muitas vezes, têm origem no psicológico.  É preciso tratar corpo e alma. Para os males do corpo, temos os medicamentos desenvolvidos pela medicina, para os males da alma, temos a palavra amiga, a mão estendida, a escuta atenciosa de alguém querido, e a ajuda importantíssima dos “doutores da alma”. Para o corpo, uma reeducação alimentar é bem-vinda, para a alma, uma reeducação emocional é imprescindível. E, assim teremos corpo e alma funcionando em harmonia e sorvendo tudo o que pode haver de bom na doce alegria de viver.

 

 

Elenice Bastos.


Elenice Bastos

Definir-se é limitar-se; alguns já disseram. Prefiro a indefinição do não limitar-se. Escolho deixar à critério das mentes generosas e habilidosas, o significado da minha existência na vida de cada um. Sou inconstante mas carrego valores imutáveis. Gosto dos contrastes; céu-mar, frio-quente, noite-dia, chuva-sol...Amo ler, escrever, viajar, noites de luar, um bom vinho, música e jardins floridos. Adoro o pôr e o nascer do sol, o arco-íris,os animais a vida. Viver é poder estar integrado mental e fisicamente com a maravilhosa "Mãe Natureza".

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *