SOLIDÃO ACOMPANHADA.

 

Hoje, muito se fala em tempos líquidos, amores líquidos, vida líquida e solidão…Uma sólida, solidão. Não entendo muito bem, por que em tempos de globalização como o que vivemos, haja espaço para a solidão. Acho que nunca a comunicação foi tão presente. Temos o celular, o whatsApp, o Skype os e-mails, etc. Ok, concordo que a aproximação virtual tenha contribuído para um afastamento físico. Ainda assim, acredito que em tempos passados, quem sofria do mal da solidão, sofria muito mais. Atualmente, se um filho, amigo ou pessoa querida viaja, podemos acompanhá-los da partida à chegada, por meio da comunicação moderna. Fico imaginando o sofrimento de uma mãe, quando um filho viajava para estudar no exterior e as notícias demoravam meses para chegar.

 

Há pessoas, hoje em dia, que lamentam desesperadamente, o fato de viverem sozinhas. Quase sempre, pais e mães cujos filhos bateram asas e foram viver suas vidas. É claro, saudades, sentimos mas, é o processo natural. Quando parte um filho, ficamos também, com o coração partido. Mas ao mesmo tempo, devemos ter em mente que se parte um filho é porque a lição do voo foi ensinada e aprendida com perfeição. E, vem a paz e a sensação do dever cumprido com muito amor e orgulho. Tal qual os pássaros que alimentam, cuidam e depois, somente, observam o voo de suas crias.

 

Ainda acho que a pior solidão que podemos sentir é a solidão a dois…ou a solidão em meio à multidão.

 

Ainda não tive a experiência de viver sozinha. Mas amo os raros momentos em minha própria companhia. É quando organizo meus pensamentos, meus sentimentos, minhas emoções… Talvez, o fato de ser geminiana tenha contribuído para o perfeito entrosamento comigo mesma… Fizemos um trato eu e minha metade gêmea, de compactuarmos momentos de total aproveitamento quando estamos somente nós duas…Há sempre tanto o que ser feito. Caminhadas, leitura de bons livros, bons filmes, …podemos também, ouvir boas músicas…Amo de paixão a música. A música tem o poder de me transportar a lugares e momentos dos mais diferentes da minha vida. Viajo no tempo e no espaço quando ouço determinadas canções…A música é imortal e nos acompanha em várias fases da nossa existência. É gostoso poder reviver um passado que tenha deixado saudades. E a música nos serve como veículo.

 

Somos o tempo todo bombardeados de informações. Influenciamos e somos influenciados a maior parte dos nossos dias. Precisamos de um tempo com o nosso “EU.  Necessitamos conhecer a nós mesmos e descobrir que somos nossa melhor companhia. Ter família é uma bênção, ter amigos é maravilhoso, ter um amor é fundamental mas, ter e gostar da sua própria companhia é antes de tudo, um modo de entender que somos seres completos e que o velho ditado “Antes só do que mal acompanhado”, muitas vezes, faz todo sentido.

 

Elenice Bastos.

 


Elenice Bastos

Definir-se é limitar-se; alguns já disseram. Prefiro a indefinição do não limitar-se. Escolho deixar à critério das mentes generosas e habilidosas, o significado da minha existência na vida de cada um. Sou inconstante mas carrego valores imutáveis. Gosto dos contrastes; céu-mar, frio-quente, noite-dia, chuva-sol...Amo ler, escrever, viajar, noites de luar, um bom vinho, música e jardins floridos. Adoro o pôr e o nascer do sol, o arco-íris,os animais a vida. Viver é poder estar integrado mental e fisicamente com a maravilhosa "Mãe Natureza".

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *