Psicólogos ensinam como controlar a ansiedade no dia do enem

Para evitar que a pressão se torne inimiga antes do exame, a orientadora educacional do Colégio Dínamis, do Rio de Janeiro, Jane Rapoport, explicou que esses dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio devem ser de revisão do conteúdo e não de estudos aprofundados. “Um estudo aprofundado, neste momento, pode trazer mais ansiedade”.

Distrair-se também é uma boa estratégia, logo Jane orienta aos estudantes que façam atividades de lazer, como ir ao cinema, passear com os amigos, evitando atividades arriscadas. “Não vai jogar futebol se você não tem esse hábito, até porque tem o risco de acidente”.

Impor atividades pode ser prejudicial neste momento, logo, a dica de Regina Pedroza, que também é integrante do Conselho Federal de Psicologia, é que cada candidato procure desenvolver suas próprias estratégias de controle da ansiedade.  “O aluno tem que ter consciência do que é melhor para ele, pois não existe uma regra para todos. Tem pessoas que se concentram até mascando chicletes, por exemplo, mas para outros, isso vai desconcentrar”.

Outra dica para evitar a ansiedade no dia da prova do Enem é conhecer com antecedência o local, ir até lá dias antes, com o mesmo transporte que vai usar na data do exame para calcular o tempo que vai precisar de deslocamento. “O atraso é uma questão muito séria, não há tolerância”, alerta a orientadora Jane.

Fonte: Último Segundo – iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-10-27/dicas-pre-avaliacao-enem.html


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *