3 conversas desagradáveis ​​no relacionamento

Mais cedo ou mais tarde, teremos que tê-las: seja porque uma conversa sem importância acaba nesse ponto ou porque é um assunto que queremos esclarecer diretamente. São as típicas conversas desagradáveis ​​com as quais, se não formos um pouco habilidosos, podemos abrir um precipício no relacionamento.

Mesmo nos casos em que as ideias se opõem e nenhum dos dois dá o braço a torcer, é possível acabar com isso. Portanto, não é uma questão de evitá-las, mas sim que cada um se pergunte o que quer transmitir e saiba como se expressar da maneira mais conveniente. Quais são essas conversas desagradáveis? Como devemos abordá-las para que não acabem de uma maneira que não queremos?

Conversas desagradáveis que fazem parte da relação

O ex: o passado sempre volta

“Eu não entendo o que você viu nele/nela”. “Como você podia estar com alguém assim?”Estas são algumas das frases que o casal acaba usando quando fala sobre suas relações anteriores. Inocentes, talvez, mas com um grande poder para abrir a caixa dos trovões.

Por isso, para que essas conversas desagradáveis em casal não se tornem um verdadeiro tormento e levem a uma discussão, é importante que fique claro o lugar que esse ou essa ex ocupa nos esquemas do seu parceiro. Não é a mesma coisa se foram casados ​​por anos, se tiveram filhos ou não, ou se o namoro durou apenas alguns meses.

Casal tendo conversa sincera

A única maneira de saber é perguntando. Mas sem se alterar, a partir da sinceridade, do respeito, e buscando a compreensão. Claro, sutilmente você tem que olhar para três aspectos fundamentais da resposta que seu parceiro lhe der.

  • Como ele fala sobre o/a ex: com raiva, dor, indiferença, desprezo… Isso lhe dará informações sobre os sentimentos que tem atualmente.
  • Se geralmente fala seu nome em suas conversas habituais: se ele conta experiências ou momentos anteriores com ela/ele e se faz isso de forma natural e sem dar mais importância do que merece.
  • Se eles mantêm contato e quanto o fazem: se eles se falam frequentemente e por quais meios, se ela/ele faz parte de seu grupo de amigos, se excluiu seu número…

O futuro: a incerteza que afoga

Você pensa que ele é o homem/mulher da sua vida? Você tem o sonho de se casar? Você vai querer começar uma família? Será que ele será um bom pai? O instinto maternal dela vai despertar? Estas são algumas das perguntas que nos fazemos quando começamos a considerar ter um relacionamento sério com uma pessoa.

Abordar estas questões não é nada simples. Supõe que temos que enfrentar uma realidade que pode nos encantar e fazer nos apaixonarmos mais. Também podemos não gostar e nos decepcionar ao extremo.

Além disso, se é o outro que propõe essas questões e você não teve tempo de amadurecê-las, muitas vezes pode se paralisar. A verdade é que às vezes não contamos com ferramentas para evitar que os demônios e os medos do passado retornem a nós. Antes de responder, preferimos mergulhar no gelo. Mas, pense nisso desta maneira: quanto mais cedo você souber o que quer, mais poder terá sobre o seu futuro. A incerteza não é uma boa companheira de viagem.

Se existem diferenças ou discrepâncias em relação ao futuro, é bom propor e participar de um diálogo sobre elas, ainda que pareça que você têm pontos de vista completamente opostos. Afinal, em muitos casos é possível chegar a acordos.

É melhor, na hora de organizar o plano de futuro, que você comece com aquilo em que pensam de forma mais semelhante e, pouco a pouco, ir subindo a dificuldade e identificando em que você está disposto a ceder pela outra pessoa e em que não. Quais são as suas concessões e os pontos nos quais você quer manter uma posição mais firme. Além disso, você terá que aprender a identificar quais são as concessões que compensam melhor as que o outro faz, de modo que, no final do acordo, vocês dois estejam felizes com isso.

Compartilhar é viver

Lar, doce lar… Ou não? Se você acaba de ir morar com seu parceiro, mais cedo ou mais tarde terá que dar boas-vindas às despesas compartilhadas. Ou melhor, ao tudo compartilhado.

A convivência é difícil. Não apenas porque pode acabar desgastando o relacionamento devido aos atritos diários, mas porque se ambos não contribuem com a sua parte, qualquer tarefa pode acabar sendo a origem de um confronto. Você pode ser o mais amoroso, gentil, atento, mas se você não ajudar com as tarefas domésticas… terá um problema!

A maior complicação vem quando você tem que dizer o que está sentindo. Quando você já não aguenta mais e tudo te tira dos eixos. É o momento de ficar de pé e dizer… “Temos que conversar”. Como você tem que enfrentar essa conversa? Com naturalidade.

Você pode começar fazendo uma lista com todas as tarefas domésticas semanais que precisa fazer (no caso de este ser o problema). As propostas pelo seu parceiro serão as que ele mais valoriza ou considera como indispensáveis, por isso também serão úteis para conhecê-lo melhor. Então você poderá dividi-las em uma proporção em que ambos fiquem satisfeitos. É bom que a iniciativa seja compartilhada em todos os momentos e que o acordo alcançado seja reconhecido por ambos.

Casal tendo conversa difícil

Não há conversas desagradáveis ​​que resistam

Como você pode ver, a chave de todas essas conversas desagradáveis que surgem nas relações é entender a situação e dar uma solução satisfatória para ambos. Mas isso não é alcançado da noite pro dia e nem pode ser alcançado se você não conhece a pessoa com quem deseja compartilhar sua vida.

Um casal com futuro é aquele que fala abertamente de todas as suas preocupações, sonhos, problemas ou preocupações. É aquele que não tenta evitá-los ou escapa deles, é aquele que aborda as diferenças sabendo que há áreas que exigem muitas habilidades para a expressão e a compreensão.

Um relacionamento saudável é baseado na confiança, no respeito e na comunicação.Por isso, o melhor para enfrentar este tipo de conversas sensíveis é não deixar esses três ingredientes pelo caminho quando se trata de sentar e falar. Só assim poderemos alcançar um ponto em que o casal, e os dois de maneira individual, encontrarão o bem-estar na convivência: o lar do relacionamento.

Fonte: A Mente é Maravilhosa


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *