6 motivos pelos quais as pessoas com olhos verdes são especiais

Qual a cor de seus olhos? No Brasil, a cor mais dominante é o castanho, então quando nos deparamos com pessoas com olhos claros, é bem difícil alguém que não ache lindo essa variação de cores.

Não é somente por causa da beleza da cor que as pessoas ficam encantadas. Segundo especialistas, pessoas de olhos verdes fazem parte de uma pequena parte da população mundial. Apenas 2% das pessoas em todo o mundo possuem olhos verdes. E sim, existem explicações para esse tom de olho ser tão raro. Bom, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores 7 motivos pelos quais as pessoas com olhos verdes são especiais. Confira.

1 – Raridade

Você conhece alguém que possui olhos verdes? Deveria ficar feliz por esse tom está entre as cores mais raras do mundo. Um estudo recente apontou que apenas 2% da população tem olhos dessa cor. Ela é mais frequente em regiões como o Norte e o Centro da Europa. Húngaros, ingleses, e escoceses têm de 10% a 20% da população com olhos verdes.

2 – Meio termo dos genes

O que determina a cor dos olhos de um indivíduo é a mistura do material genérico do pai e da mãe. Para ter olhos azuis, é preciso que a pessoa tenha dois genes recessivos, já que esse tom é o resultado da ausência de melanina. Já os olhos verdes são o resultado de um meio termo entre os genes, um castanho com uma quantidade bem menor de melanina.

3 – Tons diferentes

A cor que vemos nos olhos verdes é o resultado da disseminação da luz que reflete a parte do estroma de cor amarela. Isso faz com que seja comum olhos verdes mudarem de tom, dependendo do clima e local. Tudo depende de quanta luz o olho está sendo exposto naquele momento.

4 – Desvantagens

Essa tonalidade de cor costuma ser mais sensível aos efeitos da luz natural e o clima. Segundo alguns estudiosos, por serem claros, eles oferecem menos proteção à retina que os olhos mais escuros, permitindo que muito mais claridade seja absorvida. Por isso pessoas com olhos verde precisam de uma atenção extra com a saúde de seus olhos. É preciso fazer visitas periódicas em um especialista.

5 – Passado

Durante tempos primitivos, acreditava-se que pessoas de olhos verdes eram loucas. Ter olhos verdes e um cabelo vermelho também era motivo para declarar que uma mulher era uma bruxa. Era uma combinação fatal na Idade Média e fez com que milhares de mulheres fossem condenadas à morte.

6 – Descendência

Segundo pesquisas, existem relatos de pessoas com olhos verdes na Era da Idade do Bronze, o que significa que olhos dessa cor sempre existiram. Essa cor é muito comum entre os europeus. Acredita-se também que os europeus que possuem olhos dessa cor geralmente possuem descendência alemã ou celta.

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.