12 Talentos de uma pessoa que faz mal. Saiba identificar

Nós somos cercados por pessoas tóxicas. Elas nos envenenam, nos adoecem. Aos poucos vão nos oprimindo. Pessoas difíceis são atraídas pelas racionais, e todos nós tivemos (ou temos) pelo menos uma pessoa tóxica e nós nos enrolamos a ela como a um fio de arame farpado, em tentativas intermináveis de agrada-la (mas nunca conseguimos de fato).

A pessoa tóxica tem seu dano em sua sutileza e na maneira como ela pode engendrar respostas questionadoras e vitimistas. Pessoas tóxicas fazem você acreditar que é “exagero” seu, que a sua “hipersensibilidade”, sua “tendência a interpretar mal” as coisas é que está te tirando a razão. Mas, se você é quem está continuamente se machucando, ou está sempre buscando ajustar seu comportamento para evitar ser magoado por ela, ela é uma pessoa tóxica e está te matando com gotas de veneno. Ser capaz de detectar o comportamento prejudicial de uma pessoa tóxica é o primeiro passo para minimizar o seu impacto. Você não é capaz de mudar o que elas fazem, mas você pode mudar o que você faz em relação a isso.

Há uma abundância de coisas que pessoas tóxicas fazem para manipular os outros a seu favor. Aqui estão 12 delas:

1. Elas vão mantê-lo se questionando sobre qual versão delas você está lidando
Elas serão completamente amorosas em um dia e no outro te farão questionar o que você fez para chateá-las. Você passará o dia todo tentando descobrir o que você fez de errado. Elas podem ser ranzinzas, tristes, frias ou irritadiças, e quando você perguntar se há algo de errado, a resposta pode ser:”será que você não sabe mesmo?”

Elas te darão apenas o suficiente para você saber que tem algo incomodando. Esse “apenas o suficiente” pode ser um suspiro, uma sobrancelha levantada ou o desdém. Quando isso acontece você pede desculpas, ou faz tudo o que pode para fazer a pessoa melhorar o astral. Viu o que você fez? – Tudo para melhorar o astral – Agora já sabe porque isso funciona para elas.

2. Elas são manipuladoras
Se você sente como se você fosse o único a estar contribuindo para a relação, você provavelmente está certo. Pessoas tóxicas conseguem fazer com que você sempre sinta que lhes deve algo. Elas também conseguem te machucar e, em seguida, dizer que estavam fazendo tudo por você. Isso é particularmente comum em locais de trabalho ou relações em que o equilíbrio de poder não existe. Você não deve nada a ninguém. Se não se parece com um ‘favor’ é porque não é.

3. Elas vão lhe culpar pelos sentimentos delas, dirão que são seus e não delas
Isso se chama “projeção”. Por exemplo, alguém que está com raiva, mas não assume a responsabilidade por isso, pode acusá-lo de estar com raiva dele. Pode ser tão sutil como “Você está bem comigo?” ou um pouco mais aguçado “Por que você está bravo comigo?” ou “Você esteve de mau humor o dia todo, eu fiz alguma coisa de errado por acaso?”

Você se encontrará justificando, defendendo, e frequentemente isso será um ciclo infindável e doentio. Se você sente que está tendo que se defender contra acusações e questões que não se encaixam, talvez você esteja se servindo de projeção para elas. Você não tem que se explicar, justificar, se defender ou lidar com uma acusação falha. Lembre-se disso.

4. Colocarão você sempre na balança
Regularmente farão com que você escolha entre elas ou alguma outra coisa – e você sempre se sentirá obrigado a escolher a elas. Pessoas tóxicas vão esperar até que você se comprometa e então vão desdobrar o drama. “Se você realmente se importasse comigo você teria faltado sua aula para ficar comigo”. Esse tipo de abismo jamais se farta. Refute isto na primeira vez.

5. Elas nunca se desculpam
Elas vão mentir para não ter que se desculpar, então não faz sentido discutir. Vão torcer a história, mudar a maneira como aconteceu e recontar de forma convincente que até elas acreditam em seu próprio absurdo.

Você não precisa de um pedido de desculpas para seguir em frente. Basta avançar – sem elas. Não renda sua verdade, mas não mantenha a discussão. Apenas não faz sentido. Algumas pessoas querem estar com a razão mais do que querem estar feliz, e você tem coisas melhores a fazer do que fornecer forragem para os “que estão sempre com a razão”.

6. Elas nunca compartilham de sua alegria
Elas encontrarão motivos para sua boa notícia não ser ótima. As clássicas: Sobre ser promovido – “O salário não é tão bom pelo tanto que você vai ter que trabalhar”; Sobre um feriado na praia – “Vai estar muito quente e lotado, tem certeza que quer ir?”; Sobre se tornar a Rainha do Universo – “Bem, o Universo não é tão grande assim, sabe, e tenho certeza que você não vai ter pausas para o café”. Entendeu a ideia? Não as deixe te rebaixar ao tamanho delas. Você não precisa da aprovação delas – ou de ninguém.

7. Elas deixam conversas inacabadas – e então ficam offline
Elas não pegarão o telefone. Elas não responderão mensagens ou e-mails. Vão te deixar, repetidamente, questionando sobre o que você fez para perturbá-las, ou se elas estão mortas, vivas ou simplesmente ignorando você. Pessoas que se preocupam com você não vão deixar você se sentindo um lixo. Nunca mesmo. Pessoas tóxicas são muitas talentosas em “tanto faz”.

8. Usam palavras normais com tom de voz agressivo
A mensagem pode ser inocente o suficiente, mas o tom transmite muito mais. Algo como “O que você fez hoje?” pode significar coisas diferentes dependendo do modo como é dito. Poderia significar desde “Então eu aposto que você não fez nada, como de costume” – ou – “Tenho certeza que seu dia foi melhor do que o meu. O meu foi horrível, apenas horrível, e você nem percebeu o suficiente para perguntar”. E quando você questionar o tom, elas vão voltar com: “Por que está agindo assim, eu só perguntei o que você fez hoje?”. Isso é verdade, só que não.

9. Trarão detalhes irrelevantes para uma conversa
Quando você está tentando resolver algo importante para você, as pessoas tóxicas trarão detalhes irrelevantes de cinco argumentos atrás. O problema com isso é que antes que perceba, você estará discutindo sobre algo que você fez há seis meses, ainda se defendendo, ao invés de lidar com o problema em questão. De alguma forma, sempre acaba sendo sobre o que você fez com eles e nunca o que elas estão fazendo.

10. Elas tocarão em uma ferida sua para não ter que discutir um assunto
Você pode estar tentando resolver um problema ou obter esclarecimentos e, antes que você perceba, a conversa se afastou da questão que era importante para você. Você vai se encontrar defendendo seu tom de voz, seus gestos, sua escolha de palavras ou a maneira como a sua barriga se move quando você respira, mas não vai conseguir discutir o assunto de jeito algum. Enquanto isso, sua necessidade de resolver a situação vai para a pilha interminável de assuntos pendentes.

11. A pessoa tóxica exagera
“Você sempre…” “Você nunca…”. É difícil se defender contra essa forma de manipulação. A pessoa tóxica tem uma maneira de falar da única vez que você não fez ou a única vez que você fez como prova de suas falhas. Não acredite. Você não vai ganhar. E você não precisa.

12. Elas são julgadoras
Todos nós entendemos errado às vezes, mas os pessoas tóxicas vão se certificar que você fique sabendo. Elas vão julgá-lo e dar um golpe em sua autoestima, sugerindo que você é menor do que elas porque você cometeu um erro. Todos nós temos permissão para errar de vez em quando, mas a menos que tenhamos feito algo que as afeta, ninguém tem o direito de permanecer em juízo.

Conhecer essas 12 coisas sobre pessoas tóxicas irá afiar o seu radar, tornando as manipulações mais fáceis de identificar. Mais importante ainda, se você conhece os sinais característicos de uma pessoa tóxica, você terá uma melhor chance de se pegar antes de se amarrar em nós duplos tentando agradá-los.

Algumas pessoas nunca ficarão satisfeitas e algumas pessoas não serão boas para você – e muitas vezes isso não terá nada a ver com você. Você sempre pode dizer “não”. Seja confiante e possua suas próprias falhas, suas peculiaridades e as coisas que o fazem brilhar. Você não precisa da aprovação de ninguém. Seja a pessoa da sua vida e só confie em quem sabe que amar verdadeiramente é deixar livre e jamais aprisionar a pessoa aos próprios interesses.

(Autora: Thalitha Miranda)

Fonte: Fãs da Psicanálise


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *