6 brinquedos que unem diversão, tecnologia e educação

O avanço da tecnologia e de objetos conectados vêm crescendo nos últimos anos. Cada vez mais temos relógios, carros e até casas inteligentes e conectados.

Mas você sabia que isso se estende também para brinquedos?

Isso mesmo, brinquedos inteligentes e conectados que trazem muito mais do que diversão para as crianças, também trazem aprendizado.

Afinal, quer melhor maneira de aprender do que brincando?

Com foco nas habilidades do século XXI, como por exemplo programação, robótica e criatividade, essa categoria de brinquedos vem tendo muita adesão entre crianças, pais e educadores no mundo todo.

Preparados? Aqui está lista.

1. LEGO Boost

legoboost

A LEGO no início de 2017 lançou o Boost, uma versão mais simples do que o Mindstorm (seu primeiro brinquedo lançado em 1998 voltado para o ensino de programação e robótica). Devido a menor complexidade que o LEGO Boost possui, ele pode ser utilizado por crianças a partir dos 7 anos – o Mindstorm é a partir dos 10 anos.

Ao todo o kit possui 850 peças como motores, sensores e controladores, introduzindo conceitos básicos de programação e robótica.

Com ele é possível montar cinco brinquedos diferentes: o robô Vernie, o gato mecânico Frankie, a Guitarra 4000, o pequeno veículo Multi-tool Rover 4 e a Autobuilder, que é uma espécie de impressora 3D que usa os bloquinhos de brinquedo para produzir pequenas criações.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

2. Think & Learn Codipeia

codipeia

Codipeia (uma união da palavra código e centopéia) é uma centopéia da Fisher-Price que cada segmento do seu corpo possui uma função – ir para frente, para trás, esquerda, direita e emitir um som.

As crianças podem separar e reconectar esses segmentos na ordem que elas quiserem, ao executar as ações o Codipeia irá seguir a sequência de funções em que ela foi montada, mostrando para as crianças os fundamentos básicos da programação.

3. Guimo

guimo

Guimo é um brinquedo de uma startup brasileira que tem como propósito inspirar as crianças a viverem experiências de outro mundo.

Ele é um ser de outro planeta que durante sua missão intergaláctica foi atingido por um meteoro e acabou caindo na terra, com isso ele perdeu parte de suas peças, programação e personalidade, então é missão das crianças ajudá-lo a se recuperar para continuar sua missão.

O Guimo é modular, com diferentes peças e sensores, inclusive uma nave que funciona como um carrinho. Ele possui um app para celular ou tablet onde é possível personalizar o rosto, alimentar, fazer missões utilizando a programação em blocos e controlar sua nave como um carrinho de controle remoto.

De acordo com a empresa, é possível aprender sobre robótica, programação e ainda ser criativo personalizando o brinquedo com adesivos, roupinhas e muito mais, deixando-o único de acordo com o gosto da criança.

Ele ainda está em desenvolvimento, mas você pode encontrar mais informações sobre aqui.

4. Cubetto

cubetto

Cubetto é um brinquedo de madeira criado pela Primo Toys, onde crianças de 4 a 7 anos podem aprender a lógica para programar.

A criança tem o objetivo de levar o brinquedo de um lado para outro do mapa, e para isso ele possui pequenos bloquinhos coloridos que dependendo da sequência que forem colocados o Cubetto percorrerá um determinado caminho, vale a pena ressaltar que não existe uma resposta certa para como as crianças devem colocar os bloquinhos.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

5. Dash & Dot

dashanddot

Dash & Dot da empresa norte americana Wonder Workshop, são dois brinquedos em um. Um deles é o Dash, um robô controlável por um aplicativo no smartphone ou tablet, e o Dot, uma bolinha em que é possível controlar suas luzes e muito mais.

O Dash e o Dot conversam, tornando a brincadeira ainda mais divertida.

Existem vários apps da empresa que são compatíveis com o brinquedo, desde controle para o robô, até um com programação em blocos – com quebra-cabeças e desafios para as crianças em que precisam solucionar usando a lógica da programação.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

6. Sphero SPRK Edition

spherosprk

O Sphero SPRK Edition é uma versão educacional do Sphero, uma esfera controlada por um aplicativo no smartphone ou tablet.

Lançado em abril de 2014, ele tem o propósito de apoiar professores, pais e crianças para aprenderem programação, robótica e matemática de forma divertida e interativa.

O SPRK Edition incluiu um robô esférico e algumas ferramentas para programar o comportamento do robô, bem como planos de aula e uma comunidade on-line para compartilhar experiências.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

Fonte: Awebic


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

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