7 coisas que aprisionam a sua mente sem você perceber

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.

Mahatma Gandhi

1- Dúvidas

A dúvida não é propriamente um problema, entretanto, a dúvida em demasia pode ruir nossas vidas. Questionar é saudável e produtivo para nossas mentes, mas questionar e duvidar de tudo pode fazer com que percamos as bases, nas quais deveríamos sustentar nossas construções.

Talvez você já tenha lido por entre as navegações da internet a famosa frase do Shakespeare, (e ela ilustra bem nosso ponto) na qual ele diz:

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”

2- Culpa

Sentir-se culpado pode ser útil se você puder usar isso como motor para agir de forma diferente em outros momentos, entretanto, sentir culpa por tudo e passar achar que você é o mal do mundo, pode ser um pouquinho exagerado.

O ponto para ter uma Vida em Equilíbrio é justamente encontrarmos a justa medida das coisas. O que é parece óbvio, mas na hora em que precisamos desse pensamento esclarecido, o perdemos.

“A principal e mais grave punição para quem cometeu uma culpa está em sentir-se culpado.”

Sêneca

3- Procrastinação 

É interessante analisarmos que a procrastinação só prevalece no dever. Não procrastinamos coisas que gostamos ou sentimos prazer. O psicólogo Joseph Ferrari no seu livro Procrastinação relata: “a maioria de nós começa o dia procrastinando, ao apertar aquele botão do despertador que permite ficarmos na cama por mais cinco minutinhos.”

Quando procrastinamos deixamos de fazer algo. Nesse sentido é importante analisar a si mesmo e verificar em quais momentos você procrastina. Existem muitas técnicas, livros e textos sobre como se livrar da procrastinação. (Psicologia MSN)

4- Inveja

A inveja te aprisiona na mediocridade, porque no momento em você inveja outra pessoa, está se inferiorizando, assumindo a você mesmo que não consegue, caso contrário, será admiração, inspiração para buscar se aproximar do algo que você poderia vir a invejar.

5- Rancor

O rancor traz um peso a mais para nossas vidas, pesos este totalmente dispensável. Não vale a pena ficar guardando coisas ruins, mais vale agirmos com sabedoria e deixar para lá, caso contrário o passado irá ficar poluindo, prendendo sua mente a algo corrosivo.

6- Medo

O famoso paralisador de pessoas. Frequentemente deixamos de fazer coisas pelo medo que possam dar errado, porém jamais saberemos se não tentarmos.

7- Isolamento

Frequentemente pensamos que o melhor mesmo é nos isolarmos das pessoas, elas cansam, machucam, nos surpreendem negativamente, no entanto, é importante lembrarmos que quando as coisas quebram, precisamos antes de abandoná-las, tentar consertá-las, para que não caíamos na vida liquida que o autor Bauman tanto nos alertou.

Autoria: Vida em Equilíbrio


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *