Pare agora de fazer estas 8 coisas para o seu filho

Como criamos adultos competentes se nós estamos sempre fazendo tudo para nossos filhos?

Não me julgue se você viu meus filhos comendo um pacote de bolachas no almoço da escola.

Não me julgue se eles não fizeram aula de Educação Física porque esqueceram o uniforme.

Não me julgue se eles não entregaram o dever de casa porque esqueceram na mesa de casa.

O que alguns podem enxergar como falta de educação, eu considero como “educação proposital”, enquanto construímos habilidades necessárias na vida de nossos filhos.

Já faz tempo que eu parei de fazer o café da manhã e preparar o lanche da escola todos os dias.

Eu não me sinto obrigada a entregar coisas que foram esquecidas em casa.

Projetos escolares e deveres de casa não fazem parte da minha existência.

Pare de fazer estas 8 coisas para o seu filho neste ano escolar:

1. Acordá-los de manhã

Pare de fazer estas 8 coisas para seus filhos

Se você ainda está acordando o Joãozinho de manhã, chegou a hora de deixar o despertador fazer seu trabalho.

Meus quatro filhos levantam da cama sozinhos de manhã desde que começaram o Ensino Fundamental. Há dias em que um deles chega correndo com apenas alguns minutos faltando para sair.

O botão de soneca não parece mais tão bom quando faz você perder o café da manhã.

Eu ouvi uma mãe dizer que os filhos dela ainda eram tão fofos que ela amava acordá-los toda manhã. Por favor, pare.

Eu acho meus filhos tão fofos quanto você acha os seus, mas nosso objetivo aqui é criar adultos funcionais.

2. Fazer o café da manhã e preparar o lanche da escola

Pare de fazer estas 8 coisas para seus filhos 6

Meu alarme matinal é o som dos meus filhos colocando cereais na tigela.

Meu trabalho é garantir que tenha comida em casa para que eles tomem café da manhã e preparem o lanche da escola.

Uma amiga perguntou: “mas como você sabe o que eles estão levando de lanche para a escola?” Eu não sei. Eu sei a comida que tenho na despensa e cabe a eles prepararem o que eles acharem que seja um bom lanche.

Isso vai durar apenas alguns anos e eu não terei a mínima ideia do que eles irão comer em qualquer refeição quando estiverem na faculdade.

Livre-se agora dos lanchinhos.

3. Preencher a papelada deles

Pare de fazer 8 coisas para seus filhos 3

Eu tenho muitos filhos, o que significa muita papelada no início do ano escolar. Eu costumava temer essa pilha de papel, até as crianças terem idade suficiente para preenchê-los sozinhos.

Esperamos de nossas crianças que eles preencham a própria papelada, na melhor forma possível. Eles colocam os papéis para serem assinados em uma prancheta e deixam para mim no balcão da cozinha.

Eu só assino e coloco de volta na mesa deles.

Mantenha seus filhos responsáveis. Em breve eles precisarão preencher formulários no trabalho e na faculdade e eles precisam saber como fazer isso sem sua intervenção.

4. Buscar as coisas que eles esquecem

Pare de fazer estas 8 coisas para seus filhos 7

Segunda-feira de manhã nós saímos de carro e viramos a esquina de casa quando a filhinha querida percebeu que esqueceu o telefone. “Nós precisamos voltar, mãe!”

Outro berrou que tinha esquecido seu uniforme de Educação Física recém-lavado dobrado na lavanderia. Eu cheguei a hesitar enquanto pensava em dar a volta.

Não. Seguimos em frente, enquanto me veio à mente a visão dos dois mexendo em seus telefones antes de sair.

Pais não perdem as oportunidades de oferecer consequências naturais aos seus filhos. Esqueceu algo? Sinta a dor disso. As crianças também conseguem ver que você pode passar o dia sem um erro te consumindo.

Nós também temos uma regra que diz que Mamãe e Papai não recebem mensagens implorando por coisas esquecidas. Isso ainda acontece, mas nós temos o direito de apenas responder “que pena.”

5. Fazer da falta de planejamento deles a sua emergência

Pare de fazer estas 8 coisas para seus filhos 5

Projetos escolares não são dados um dia antes da data de entrega. Portanto, eu não saio correndo de última hora comprar material para terminar um trabalho de escola.

Eu tenho cartolinas e materiais em geral sempre à mão para aquele filho atrasado. Mas, para outros itens necessários, você pode ter que esperar. Não saia correndo até a loja para o seu filho que não tirou tempo para planejar.

Este é um bom tópico para abordar em reuniões familiares semanais. Alguém tem projeto escolar que precise de material, para que eu possa comprar quando for conveniente para mim durante a semana?

6. Lavar toda a roupa deles

Pare de fazer estas 8 coisas para seus filhos 1

“O quê? Você não lavou minha bermuda? Essa resposta sempre sai pela culatra e a criança pode até ficar brava achando que eu sou a única por aqui que pode lavar as roupas.

De vez em quando uma criança precisa de um lembrete saudável de que eu não trabalho para elas.

No minuto que elas acharem que este é o meu papel principal na vida, é o minuto que eu prazerosamente entrego o dever de lavar as roupas para elas.

Na maioria dos dias eu lavo as roupas e as crianças dobram e guardam, mas eles são capazes de fazer todo o processo quando necessário.

7. Mandar e-mail e ligar para seus professores e treinadores

Pare de fazer estas 8 coisas para seus filhos 2

Se nosso filho tem um problema com um professor ou treinador, ele terá que levá-lo até o responsável.

Não há a menor chance de nós, como pais, questionarmos um treinador ou enviar um e-mail para um professor sobre algo que deve ser entre a autoridade e nosso filho.

Não seja aquele pai envolvido demais. Ensine seu filho que se algo é muito importante para ele, ele precisa aprender a lidar sozinho com o problema ou pelo menos pedir para você ajudá-lo.

8. Intrometer-se na vida escolar

Pare de fazer estas 8 coisas para seus filhos 8

Pais, abaixem os lápis!

Sinceramente, na maioria das vezes eu não saberia lhe dizer o que meus filhos estão fazendo na escola. Nós falamos sobre projetos e provas durante o jantar, mas sempre esperamos que nossos filhos tenham controle de seus trabalhos e suas notas.

Algumas vezes eles ganham prêmios e homenagens por conseguirem notas altas, tudo por conta própria. Outras vezes eles falham.

Esses aplicativos e sites, onde os pais podem entrar e ver cada detalhe das notas e deveres de casa das crianças, não estão ajudando nossa epidemia de educação excessiva.

Bem de vez em quando eu peço para as crianças mostrarem suas notas, pois quero que eles saibam que eu me importo.

Eu percebi nossa filha acomodada no final do ano passado e o fato de eu estar ciente a ajudou a recuperar, mas eu não tenho isso como uma das minhas responsabilidades frequentes e você também não deveria ter.

Qual é o seu objetivo na educação de seus filhos?

Pare de fazer estas 8 coisas para seus filhos 4

É criar adultos capazes e competentes?

Se sim, então vamos trabalhar em nos afastar de áreas onde nossas crianças podem se virar sozinhas.

Eu sei que eles são nossos bebês e que é bom ficar em cima deles de vez em quando, mas falando sério, cabe a nós criá-los para serem pessoas capazes.

Eu quero me sentir confiante quando lançar meus filhos no mundo real, onde eles irão ficar bem, pois eu me afastei e os deixei lidar sozinhos com fracassos e coisas da vida real.

Então, por favor, não me julgue se meus filhos saem por aí, balançando aquela sacola cheia de produtos empacotados, correndo para pegar o ônibus.

Tudo isso é de propósito, meus amigos.

Fonte: Awebic


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *