7 dores que têm relação direta com emoções e seu estado psicológico

Corpo e mente são indissociáveis. Isso significa dizer que o que acontece com um é sentido no outro. Há situações físicas que mexem com o emocional e o psicológico das pessoas. Mas o contrário também acontece, são as circunstâncias em que o físico está bem até ser gradativamente afetado por turbulências no estado emocional.

Quando pensa-se na saúde, deve-se pensar no corpo como um todo, considerando sim aquilo que não se pode medir em uma balança, mas que influencia nosso modo de experimentar a vida. Reunimos aqui algumas dores que têm relação com estados emocionais e psicológicos.

Dores emocionais

melancolia tristeza triste 0118 400x800

Dor crônica e depressão

Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) estudaram a relação entre dor crônica e depressão, ansiedade e bipolaridade. Os resultados indicaram que 50% dos casos de depressão e bipolaridade apresentam dor constante no corpo. 33% deles ainda têm problemas respiratórios, 23% hipertensão, 10% doenças cardiovasculares, 9% artrite e 7% diabetes.

Doença respiratória e ansiedade

Ainda conforme a pesquisa, 45% das pessoas com algum tipo de ansiedade também admitiram sentir incômodos constantes. Ainda por cima, 30% delas apresentam doenças respiratórias, 23% hipertensão e 11% artrite e problemas do sistema cardiovascular.

Palpitação e Síndrome do Pânico

Uma crise de pânico típica dura, em média, entre 5 e 30 minutos e é caracterizada por uma série de sintomas, como medo da morte, mãos suadas, tremores nas pernas, boca seca e palpitações.

Doenças de pele e estresse

O estresse desencadeia inúmeros sintomas físicos, como: tensão muscular, falta de ar, palpitações, entre outros. Um desses sintomas são as doenças de pele, como dermatite de contato alérgica, caspa, psoríase, vitiligo e suor excessivo. A piora de quadros herpes também surge em decorrência da diminuição da imunidade.

tristeza depressao desanimo desestimulada 117 400x800

Dor de cabeça e estresse

Quando a dor de cabeça é frequente ao final do dia ela normalmente está relacionado a um quadro tensional provocado por cansaço ou estresse de um dia agitado. Sobrecarga física e emocional também pode contribuir para a dor de cabeça no período que, na maioria dos casos, é aliviada com um medicamento analgésico.

Dor na nuca e sedentarismo

Tensão muscular é um tipo de dor que surge em decorrência de estresse físico ou mental, má postura (como se reclinar constantemente para ver a tela do celular) ou enfraquecimento muscular causado por sedentarismo. Esse problema é uma das causas mais frequentes de dor na nuca e a falta de cuidados propicia o surgimento de outras lesões.

Gastrite e estresse

O estresse acaba por aumentar a secreção de ácidos no estômago e alterar negativamente o hábito alimentar, fazendo com que o indivíduo fique muito tempo em jejum e consuma alimentos nada saudáveis. A partir disso, é criada uma situação propícia para o desenvolvimento da gastrite.

Fonte: VIX


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *