A era da ansiedade: quando a pressão do mundo moderno te faz doente

Comecei a sentir o poder incapacitante da ansiedade no meu terceiro ano de faculdade.

Os ataques de pânico eram uma coisa ruim, mas a coisa mais horrível da ansiedade, o que a sustenta, é a insônia. Eu acordava no meio da noite, com o coração acelerado e era incapaz de voltar a dormir até as 7h da manhã seguinte. Pelo poder absoluto do meu próprio terror imaginado, meu corpo entrava em modo de luta ou fuga.

Durante aquelas horas deitada, acordada na cama, a gente passa o tempo se preocupando. Mil pensamentos iam e vinham e o sentimento que predominava era o de que eu era inútil e patética, que nada mais parecia estar certo em minha vida – que eu era fundamentalmente inútil e não havia nada que eu pudesse fazer para mudar isso.

Eu, honestamente, nunca havia sentido nada parecido, e espero nunca mais sentir.

Embora soubesse que algo estava errado, sentia-me totalmente incapaz de admitir minha própria fragilidade. Eu estava convencida de que todo mundo estava querendo me pegar, e que, se eu não ficasse em pé e lidasse com isso sozinha, acabaria sendo traída, ridicularizada ou pior. Então, afastar as pessoas era, obviamente, a melhor solução para o meu cérebro carregado e desgastado.

Esse pensamento dificultou que eu me livrasse do problema. Eu não era — e ninguém é — tão auto-suficiente assim.

Hoje ouvimos muito mais sobre doenças mentais. Está se tornando mais aceitável falar sobre isso. Provavelmente porque muitos de nós estão sofrendo com isso. Nós todos ouvimos as estatísticas -  um em cada quatro de nós vai sofrer com um problema de saúde mental em algum momento durante nossas vidas.

Não é novidade que a doença mental provém e reforça outras formas de opressão.

O suicídio é agora a principal causa de morte de homens jovens, principalmente por serem tão constritos pela nossa concepção distorcida de masculinidade, sendo incapazes de dar voz às suas próprias vidas internas. Mas as mulheres são duas vezes mais propensas que os homens a serem diagnosticadas com ansiedade, a gravidade e penetração de nosso sofrimento apenas mitigada pelo fato de que podemos nos sentar bebendo vinho e discutindo todas as formas múltiplas e específicas pelas quais nos abominamos.

E se você é pobre, é muito mais provável que você sofra de toda uma série de doenças mentais, indubitavelmente causadas pelo fardo de tentar sobreviver em uma sociedade que diz que você não está se esforçando o bastante.

O mesmo vale para todos os grupos marginalizados e oprimidos: se você é uma pessoa de cor ou deficiente, então é muito mais provável que você sofra dessas doenças psicológicas incapacitantes.

A violência que o neoliberalismo faz à nossa vida mental interna é imperdoável. Todos nós somos feitos para sentir completamente, totalmente sem valor. Os homens não são masculinos o suficiente. As mulheres não são femininas o suficiente. Os pobres não estão se esforçando o suficiente. Mesmo os ricos nunca podem ser ricos o suficiente. De acordo com a sabedoria econômica prevalecente, todos nós somos “capital humano”, valendo apenas tanto quanto podemos ser comprados.

Ver a si mesmo como uma mercadoria leva você a ver as transações transacionalmente – uma troca de quid pro quo (“tomar uma coisa por outra”, em Latin) que só será mantida enquanto você for capaz de sustentar sua parte no trato. E isso é o que faz você começar a acreditar que você é inerentemente inútil, tanto quanto você vale a pena pagar.

Sem qualquer concepção do que é ou não é valioso, criamos um mundo no qual tudo – até mesmo o valor próprio – pode ser comprado.

E nós tentamos comprá-lo.

Para as mulheres, isso geralmente toma a forma de aperfeiçoar nossa própria objetivação. Para os homens, envolve a aquisição frívola de mercadorias socialmente valorizadas, compradas trabalhando cada vez mais horas em empregos que eles detestam mais a cada milésimo de segundo. Para os mais pobres de nossa sociedade, que também enfrentam essas pressões de gênero, pode ser algo tão simples como fazer compras em um supermercado.

A mensagem, no entanto, é a mesma – todos nós estamos procurando por um senso de dignidade na parte inferior de uma caixa registradora. E sabemos quão completamente infrutífera será nossa busca. Mas não temos outros meios para reconstruir alguma estima dos escombros do nosso senso de auto-destruição, então fazemos de qualquer maneira.

E ao fazê-lo, alimentamos o sistema que estava se alimentando de nossa dúvida em primeiro lugar.

Eu passei muito tempo pensando em como superar essa luta. Pela minha parte, percebi que, para sobreviver, devemos aprender a amar de novo . Porque “em uma sociedade que lucra com a sua dúvida, amar a si mesmo é um ato radical”.

‘O momento que escolhemos amar é o momento em que começamos a nos mover contra a dominação, contra a opressão. No momento em que escolhemos amar, começamos a nos mover em direção à liberdade, a agir de maneiras que libertem a nós e a outros. Essa ação é o testemunho do amor e da prática da liberdade ”.
Mas o amor não é apenas uma emoção que você sente  – o amor é uma escolha, uma escolha que fazemos a cada segundo de cada dia. Nós compramos uma revista inútil e folheamos as páginas escolhendo todas as maneiras que deixamos de corresponder às expectativas da sociedade? Tiramos a raiva impenitente que sentimos em nossa própria inadequação, comprando algo que nos fará sentir superiores? Nós nos permitimos ser explorados por empregadores que nos fazem trabalhar cada vez mais horas apenas para provar que somos dignos?

É muito fácil ceder à auto-aversão – de um modo perverso, muitas vezes parece satisfatório. Afinal de contas, é muito mais fácil seguir o caminho da convenção social do que desafiá-la. Mas para combater a violência psicológica do neoliberalismo, temos que tomar a decisão ativa de amar a nós mesmos – isso é o maior ‘foda-se’ que podemos enviar àqueles que procuram explorar nossa insegurança.

E ao aprender a amar a nós mesmos, também aprendemos a amar e apoiar uns aos outros.

Acredito firmemente que grande parte do ódio que vemos hoje é resultado da epidemia de autodepreciação em toda a sociedade . Nós atacamos os outros quando nos odiamos. Fazer isso é a forma mais básica e primitiva de autoproteção – nos distanciamos dos outros para nos impedir de sermos vistos. De ser descoberto.

Mas quando aprendemos a amar a nós mesmos, podemos parar e olhar para nossos semelhantes por tempo suficiente para perceber que a única coisa que nos une é a semelhança de nosso sofrimento. A percepção de que somos todos tão vulneráveis  - buscando desesperadamente um sentido de amor e pertencimento para dar significado às nossas vidas – torna muito mais difícil odiar.

Ainda assim, nos dias em que me sinto mais rebelde, e essa conversa de amor parece tão completamente inadequada para lidar com todos os nossos males sociais, lembro-me das palavras de bell hooks: ‘O momento que escolhemos amar é o momento em que começamos para se mover contra a dominação, contra a opressão. No momento em que escolhemos amar, começamos a nos mover em direção à liberdade, a agir de maneiras que nos libertam e a outros. Essa ação é o testemunho do amor e da prática da liberdade ”.

Se quisermos ser felizes, saudáveis ​​e satisfeitos, se quisermos viver em uma sociedade que não seja prejudicada pelas cicatrizes da doença mental, se quisermos construir um mundo melhor para nós e para nossos filhos, precisamos aprender a amar novamente . Esse conhecimento existe em algum lugar dentro de todos nós – nosso desafio é deixar que ele encontre sua voz.

Por Grace Blakeley

Texto traduzido de Medium.com

Via Pensar Contemporâneo


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *