O gênio do Piauí

A finalidade discursiva dos roteiros de Whindersson Nunes é uma só: fazer o povo rir. Nada de formalidade naquilo que diz, menos ainda naquilo que veste. O cara já foi o número um em inscritos no Youtube e hoje ocupa a segunda posição, mas só porque o canal KondZilla – que passou o comediante – carrega os nomes mais importantes do funk na atualidade.
Whindersson não causa dúvidas quanto ao que veio, basta abrir a boca para que o público já desenhe algumas risadas. Paródias, bate papo e críticas compõem o circo do cara, sempre com a irreverência na ponta da língua, sem forçar, sem enganar, sem nada disso. Quando assisti ao show “Proparoxítona”, e assisti pela internet mesmo, tive a certeza de que havia mais do que um comediante simples e apaixonado pelo que faz.
Whindersson tem uma coisa rara hoje em dia, ele tem luz. E seu brilho é humilde demais para ofuscar seus colegas, pois ele sabe que tem espaço para quem é bom. Ele se sobressai naturalmente, sem forçar, sem piada pronta. Ele ri dele mesmo quando conta o que viveu no Piauí, e faz graça com a fome que passou, com a dificuldade da família. Porém, ao mesmo tempo, sabe o que ocorre ao seu redor e faz sua parte enquanto cidadão.
Whindersson é rico, pode viajar pra todo canto, usar as roupas dos melhores estilistas internacionais e até os relógios mais desejados do mundo. Whindersson pode comprar qualquer coisa. Mas, olha que louco, ele anda de bermuda e chinelo de dedo, pois o dinheiro tirou a família da miséria, ele sabe disse, mas não é isso que o movimenta.
Os vídeos continuam simples, o cenário quase não muda. No palco, vejam só, é ele e um tecladista (muito bom, por sinal), que entra vez ou outra para um efeito especial. E é só.
O Brasil é chão de grandes humoristas como Chico Anysio, Golias, Nair Bello, Mussum, Zacarias, Dedé Santana e Renato Aragão. Consagramos na memória nomes como Dercy Gonçalves, Costinha e Grande Otelo.
E temos Whindersson, que acho muito parecido com Mazzaropi, não no estilo de humor, mas no talento de descobrir a genialidade na simplicidade para fazer rir.
Whindersson não é só um garoto pobre que deu certo. Sim, também é. Mas o menino do Piauí que só saber fazer rir sem mistério, é um baita de um cara legal.

Ju Farias

Não nasci poeta, nasci amor e, por ser assim, virei poeta. Gosto quando alguém se apropria do meu texto como se fosse seu. É como se um pedaço que é meu por direito coubesse perfeitamente no outro. Divido e compartilho sem economia. Não estou muito preocupada com meus créditos, eu quero saber mesmo é do que me arrepia. Eu só quero saber o que realmente importa: toquei alguém? É isso que eu vim fazer no mundo.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *