Pesquisa cria pílula anticoncepcional segura e efetiva para homens

Enquanto as mulheres têm diversos métodos contraceptivos à disposição, os homens contam apenas com o preservativo e a vasectomia, o que dá a impressão de que a contracepção é uma preocupação majoritariamente feminina. Mas, ao que depender dos cientistas, isso vai mudar logo com o desenvolvimento de novos protótipos de anticoncepcionais orais masculinos.

É o caso da dimetandrolona undecanoato, também chamada de DMAU, substância que tem se mostrado segura e efetiva para consumo. Assim como a pílula feminina, o anticoncepcional para homens combina a atividade de andrógenos, como a testosterona, e progestina, e deve ser tomado uma vez ao dia.

“O DMAU é um importante passo no desenvolvimento de uma ‘pílula masculina’ diária”, destaca Stephanie Page, professora de medicina na Universidade de Washington e coautora do novo estudo. “Muitos homens afirmam que prefeririam uma pílula diária como contraceptivo reversível do que injeções de longa atuação ou géis tópicos, que também estão sendo desenvolvidos.”

Os resultados fazem parte de uma pesquisa apresentada neste domingo (18), durante o 100º encontro anual da Endocrine Society, em Chicago, Estados Unidos.

A pesquisa

Cerca de 80 homens de 18 a 50 anos completaram a pesquisa e foram divididos em grupos que tomaram diferentes doses de DMAU ao decorrer de 28 dias. A pílula era dada uma vez por dia e ingerida junto com alguma refeição, pois só assim o anticoncepcional consegue ser efetivo, segundo Page.

Os pesquisadores observaram o efeito de diferentes doses (100, 200, 400 miligramas) e fórmulas (com óleo ou pó de mamona) da pílula sobre o organismo dos homens.

Ao contrário de outras substâncias que estavam bloqueando a pesquisa de anticoncepcionais masculinos, a DMAU não causa inflamação no fígado e não exige duas doses diárias, por causa da presença do undecanoato, um ácido gorduroso.

Nas doses mais altas de DMAU, as de 400 gramas, os homens que participaram da pesquisa apresentaram uma supressão nos níveis de testosterona e de dois hormônios presentes na produção de esperma. Segundo a médica, essas mudanças são coerentes com a efetividade de contraceptivos masculinos mostrados em estudos de longo prazo.

“Apesar dos baixos níveis de testosterona, muitos poucos sujeitos relataram sintomas consistentes relacionados à deficiência ou ao excesso de testosterona,” afirma Page.

Além disso, todos os grupos que tomara o DMAU apresentaram leves ganhos de peso e diminuição do colesterol “bom”, o HDL.

Todos os homens que participaram do estudo foram aprovados nos testes de segurança, que incluíram avaliações sobre o funcionamento do fígado e dos rins.

‘Estes resultados promissores não têm precedentes no desenvolvimento de protótipos de pílulas masculinas,” destaca Page, que também conta que estudos de longo prazo estão andamento.

Fonte: Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *