20 estranhas razões psicológicas pelas quais alguém se apaixona por você

O amor nunca pode ser desvendado totalmente, mas certos fatores realmente tornam mais provável que duas pessoas se apaixonem.

Alguns desses fatores são biológicos, como hormônios e cheiros, enquanto outros são comportamentais, como educação e linguagem corporal.

Confira algumas das razões psicológicas pelas quais alguém pode se apaixonar por você, de acordo com pesquisas científicas:

Se vocês forem muito parecidos

Não, opostos não se atraem. Décadas de estudos mostram que esse clichê está errado e que pessoas com personalidade e gostos parecidos são muito mais propensas a ficarem juntas.

“Parceiros que são semelhantes em disposições amplas, como personalidade, são mais propensos a se apaixonar na vida cotidiana. Isso pode tornar mais fácil para os parceiros se entenderem”, disse Gian Gonzaga, principal autor de um estudo sobre casais.

Se você se parece com seu pai/mãe

David Perret, psicólogo da Universidade de St. Andrews, e seus colegas descobriram que algumas pessoas se sentem atraídas por parceiros parecidos com seus pais. No caso dos homens, o parâmetro é a mãe, e para mulheres, o pai. A atração funciona para pessoas com mesma cor ou tipo de cabelo, cor dos olhos e idade que o pai ou mãe tinham quando o indivíduo nasceu.

“Descobrimos que as mulheres nascidas de pais mais ‘velhos’ (mais de 30) eram menos impressionadas com a juventude e mais atraídas por pistas de idade em rostos masculinos do que mulheres com pais ‘jovens’ (menos de 30 anos)”, escreveram os autores do estudo. “Para os homens, as preferências para faces femininas foram influenciadas pela idade de sua mãe e não pela idade de seu pai, mas apenas para relacionamentos de longo prazo”.

Se você tiver o cheiro certo

Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia (EUA) com mulheres que estavam ovulando sugere que elas preferem o cheiro de camisetas usadas por homens com altos níveis de testosterona.

Isso coincide com outras características baseadas em hormônios: algumas mulheres também preferem homens com um rosto mais masculino, como uma mandíbula quadrada, quando estão ovulando.

Se você tiver uma linguagem corporal “aberta”

Os especialistas em linguagem corporal dizem que sua postura pode falar mais alto que as palavras.

Por exemplo, ficar com as mãos nos bolsos e com os ombros virados para dentro sugere que você não está interessado. Mas falar com as mãos e ficar em uma posição mais aberta mostra que você está disponível.

Se alguém te olhar nos olhos por pelo menos dois minutos

Durante um experimento, a psicóloga da Universidade de Massachusetts, Joan Kellerman, pediu que 72 estudantes que não se conheciam se olhassem nos olhos por dois minutos.

Mais tarde, os estudantes relataram ter mais sentimentos de amor, paixão e carinho para com a outra pessoa. Isso sugere que longos períodos de contato ocular podem conectá-lo com alguém e até mesmo criar sentimentos amorosos por uma pessoa que você mal conhece.

Se você criar o ambiente certo

O psicólogo John Bargh, da Universidade Yale, realizou um experimento em que participantes tomaram juntos bebidas quentes ou frias e mais tarde avaliaram se a personalidade do outro era calorosa ou distante.

Os participantes que tomaram bebidas quentes julgaram a outra pessoa com uma personalidade mais calorosa, porque suas mentes já estavam “preparadas” para pensar dessa maneira pelo ambiente ou situação.

Ou seja, talvez seja mais legal ir em um encontro em um café do que um bar, se você quiser passar uma impressão carinhosa, e não fria.

Se você possui um cachorro

Em um experimento da Universidade de Michigan (EUA), mulheres leram descrições sobre homens e classificaram os donos de cães como mais atraentes a longo prazo.

Os pesquisadores têm a hipótese de que ter um animal de estimação pode sinalizar que uma pessoa tem tendência a se comprometer em um relacionamento. Cuidar de um cão indica responsabilidade e comprometimento a longo prazo. Também pode fazer a pessoa parecer mais relaxada, acessível e feliz.

Se você for tão atraente quanto a pessoa

Em um estudo de 1996, os participantes foram avaliados em atratividade física e, em seguida, unidos em pares aleatórios para ir a um encontro. Mais tarde, todos relataram sua satisfação com o parceiro com quem foram no encontro.

Os participantes que eram mais atraentes eram mais severos em seus julgamentos, mesmo que seus parceiros fossem igualmente atraentes. Quanto mais bonito alguém era, era mais provável que ficasse menos satisfeito com o encontro.

Mas isso só se aplica às pessoas realmente atraentes. A maioria é mais propensa a amar pessoas que são tão atraentes quanto nós.

Se você tiver um rosto de aparência jovem

Em um estudo europeu sobre idade facial e atratividade, os pesquisadores queriam determinar se o Botox realmente ajuda as mulheres a encontrar parceiros.

As mulheres que haviam passado por procedimentos faciais de fato experimentaram uma redução significativa na idade percebida, e foram classificadas como mais atraentes e saudáveis.

Se você tocar música

Pesquisadores franceses descobriram que a prática musical está associada à seleção sexual. Em um experimento, um jovem segurando um estojo de guitarra ou uma mochila esportiva pediu o número de telefone de 300 mulheres jovens na rua.

Quando estava segurando o estojo de guitarra, mais mulheres se mostraram dispostas a dar-lhe seu número.

Se você usar a cor vermelha

Em um estudo eslovaco, mulheres usando a cor vermelha se saíram melhor em cenários amorosos. Segundo os pesquisadores, a cor vermelha está ligada à sinalização sexual e pode atrair potenciais companheiros.

Mulheres também se sentem atraídas por homens usando vermelho, pois a cor pode indicar status.

Se você tem um certo tipo de barba

Em um experimento australiano, pesquisadores descobriram que as mulheres consideram homens com barba mediana mais atraentes do que homens muito barbudos ou sem barba.

Além da atratividade, os pesquisadores também descobriram que a barba afeta a fertilidade percebida – quanto mais pelo facial um homem tinha, mais masculino parecia, especialmente para mulheres que estavam em seu período fértil.

Se você se preocupa com o meio ambiente

Um estudo de 2016 publicado na revista científica Journal of Social Psychology descobriu que homens e mulheres que fazem compras ecológicas são vistos como mais desejáveis para relacionamentos de longo prazo, enquanto as pessoas que fazem compras de luxo são vistas como mais atraentes fisicamente e mais desejáveis para relacionamentos de curto prazo.

Se você se faz de difícil

Um estudo de 2014 publicado na revista científica Journal of Experimental Psychology General descobriu que os homens desejavam mais uma mulher quando ela se fazia de “difícil”.

No entanto, o experimento foi feito em uma situação específica, ou seja, durante um evento realizado para pessoas que queriam encontrar um parceiro, os “speed-dating”. Nesse caso, os homens pareceram desejar mais as mulheres que agiram desinteressadas em relação às suas perguntas.

Também vale a pena notar que, ainda que desejassem mais “as difíceis”, os homens gostavam menos delas. O amor é complicado.

Se você exibir a expressão facial correta

A felicidade é geralmente atraente nas mulheres, mas não tanto nos homens.

Em 2011, pesquisadores mostraram fotografias e perguntaram a mais de mil participantes quão atraentes eles consideram as pessoas nas imagens. Os resultados mostraram que os homens classificavam as mulheres como mais atraentes quando elas pareciam felizes, e menos atraentes quando pareciam orgulhosas. O oposto ocorreu com os homens – as mulheres avaliaram os orgulhosos como mais atraentes.

Curiosamente, a vergonha era bastante atraente tanto em homens quanto em mulheres.

Se a pessoa não sabe que você gosta dela

Um pequeno mistério pode ajudá-lo no amor. Em 2011, uma pesquisa publicada na revista Psychological Science descobriu que as pessoas gostam mais de alguém quando não sabem se esse alguém gosta delas.

No experimento, mulheres viram fotos de homens que haviam visitado seus perfis no Facebook e gostado do que viram. Outras mulheres viram fotos de homens que visitaram seus perfis, mas não gostaram tanto assim delas. Um terceiro grupo viu fotos de homens que haviam visitado seus perfis no Facebook, mas os pesquisadores não revelaram se os homens tinham gostado do que viram ou não.

As mulheres gostaram mais dos homens quando não estava claro se eles haviam gostado dos seus perfis ou não.

Se você é do “tipo” da pessoa

Todos nós podemos ter um “tipo”, mas aparentemente as mulheres são mais propensas a ter um tipo do que os homens.

Em um estudo de 2011, pesquisadores britânicos descobriram que tanto homens quanto mulheres classificavam uma pessoa como mais atraente quando ela se parecia mais com seus parceiros atuais ou mais recentes. Os homens, no entanto, fizeram isso com menos frequência que as mulheres.

Se você usa muitos gestos

Em um estudo de 2016, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores observaram homens e mulheres em encontros e descobriram que as pessoas eram duas vezes mais propensas a querer sair de novo com alguém quando esse alguém movia bastante as mãos e braços, ou seja, era mais gestual e expansivo ao invés de ficar apenas sentado.

Para o mesmo estudo, os pesquisadores mostraram a participantes fotos de pessoas em posturas expansivas e contrativas. As pessoas diziam que queriam sair com alguém com mais frequência quando esse alguém estava retratado em uma postura expansiva.

Se vocês têm compatibilidades básicas

De acordo com o trabalho do psicólogo canadense Eric Berne, existem três “egos” dentro de cada pessoa: o “pai” (o que lhe foi ensinado), a “criança” (o que você sente) e o “adulto” (o que você aprendeu).

Quando duas pessoas são realmente compatíveis, elas se conectam em todos esses níveis. O terapeuta de casais Peter Pearson criou algumas perguntas para descobrir compatibilidade em cada um:

O pai: vocês têm valores e crenças semelhantes sobre o mundo?

A criança: vocês se divertem juntos? Podem ser espontâneos? Acham um ao outro atraentes? Gostam de viajar juntos?

O adulto: você acha que seu parceiro é inteligente? Vocês são bons em resolver problemas juntos?

Se você der atenção à pessoa

Dar certo em um relacionamento pode depender em grande parte de como as pessoas dão atenção umas às outras.

O psicólogo John Gottman estudou casais por mais 40 anos e chegou à conclusão de que “dar atenção” ao seu parceiro quando ele a deseja é o que faz as pessoas continuarem juntas. Isso vale para toda e qualquer situação.

Por exemplo, se uma esposa que adora pássaros apontar uma ave diferente para o seu marido em uma árvore próxima, ele pode “se afastar” dela, descartando a observação, ou “virar-se para ela” compartilhando de seu entusiasmo. Ou seja, pode dar atenção a ela ou não.

Em um dos estudos realizados por Gottman, os casais que se divorciaram após seis anos davam atenção um ao outro apenas 33% do tempo, enquanto os casais que ainda estavam juntos davam atenção um para o outro 87% do tempo.

Fonte: [IFLS]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *