7 fatos assustadores sobre seus alimentos favoritos

Manter uma boa alimentação é um dos princípios humanos, embora nem todos sigamos isso a risca. Para muitos de nós, consumir alimentos já é o bastante, independente de seus valores nutricionais ou do quanto farão realmente bem para nossa saúde. Fato é que realmente se torna impossível se alimentar apenas de comidas nutritivas e todos nós temos um alimento ou petisco favorito, que pode acabar se enquadrando na lista de “nada saudável”.

No entanto, embora lá no fundo tenhamos consciência de aquilo não faz bem caso seja consumido em excesso, existem outras informações que acabam passando despercebidas por nós. Muitos alimentos populares e saborosos, possuem um lado nada apetitoso e você deveria ficar sabendo disso. Portanto, separamos abaixo 7 fatos assustadores sobre seus alimentos favoritos. Confere aí!

1 – Pretzels são banhados em soda cáustica

Sabe quando você come essas delícias e elas estão macias, como se fossem feitas por mãos divinas? Bem, elas podem ter em sua composição um “ingrediente” nada comum. Ao invés de serem banhados em água, a receita tradicional dos pretzels prescreve que eles sejam banhados em uma solução alcalina ou em soda cáustica… Isso mesmo! Antes de irem para o forno, eles passam por esse processo para dar aquela cor dourada.

Se eles não fossem submetidos à substância, sairiam do forno completamente brancos e não seriam tão atraentes, visualmente falando. Usar uma mistura de bicarbonato de sódio e água quente também pode ser uma boa solução para isso, mas muita gente ainda acredita que o melhor método é usar a soda. Para que não haja perigo, o ingrediente utilizado possui grau alimentício, mas ainda assim, apresenta equivalentes químicos presentes em produtos de limpeza, por exemplo.

2 – A carne processada aumenta o risco de câncer

A carne processada pode ser uma boa escolha para muita gente. No entanto, é melhor tomar cuidado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de alimento pode ser classificado como carcinogênico, ou seja, que aumenta os riscos de um câncer se desenvolver.

Apenas para que você tenha ideia, cerca de 34 mil mortes por ano, acontecem após a pessoa adquirir uma dieta com base em alto consumo de carne processada. Dessa forma, quanto mais você ingere alimentos do tipo, maiores são seus riscos. Não se sabe ao certo os motivos para que isso aconteça. Entretanto, acredita-se que os produtos químicos formados durante o processamento ou cozimento da carne, é que influenciam para o desenvolvimento da doença.

3 – Batatas fritas podem ser piores do que você imagina

Como se não bastasse o alto teor de sódio e gordura, as batatas fritas ainda apresentam uma substância chamada acrilamida… Que vem se mostrando maligna para animais de laboratório desde o ano de 2002, uma vez que os torna mais suscetíveis a desenvolver câncer. Tal substância não pode ser encontrada nas batatas em sua forma crua. Apenas se forma quando elas são submetidas a altas temperaturas, principalmente depois de serem fritas. Quando consumidas em grandes quantidades e com certa frequência, se tornam um risco real à saúde humana.

4 – Cheetos podem bagunçar sua mente

Quem é que nunca comeu essas delícias e ficou com os dedos alaranjados depois disso? Os clássicos Cheetos crocantes surgiram há mais de 70 anos e ainda hoje, se classificam como uma das maiores marcas de salgadinhos do mundo. No entanto, segundo o cientista de alimentos Steven Witherly: “Os Cheetos são um exemplo de densidade calórica evanescente“.

Assim que ele se derrete em sua boca, acaba enganando seu cérebro e ele acredita não ter consumido calorias. Se isso acontece, seu estômago não recebe nenhum tipo de mensagem indicando que você já está cheio. Dessa forma, você acaba comendo um pacote grande e sem ajuda de ninguém, acreditando ainda estar com fome. No fim das contas, é exatamente isso que os fabricantes pretendem.

5 – Ursinhos de goma são mais do que um amontoado de açúcar

Você já deve ter comido alguns ursinhos de goma durante sua vida. Na fórmula original, eles possuem gelatina em sua composição, que é exatamente o ingrediente que ajuda naquela consistência diferente. Por sua vez, este é um ingrediente bastante versátil e que vem do colágeno animal. Durante a Idade Média descobriram que cozer peles e ossos de animais, daria um caldo consistente que se tornaria sólido quando esfriava.

Nos dias de hoje a gelatina pode ser fabricada e comercializada por todo o mundo. Tanto, que também está presente em nossas tão queridas gomas de ursinhos.

6 – Tenha certeza de onde vem o queijo que consome

Existem alguns queijos produzidos a partir de uma enzima chamada coalho. Já ouviu falar? Pois bem, ela é responsável por coalhar o leite enquanto o queijo é fabricado. O que você talvez não saiba, é que a enzima é retirada do quarto estômago de bezerros ainda em lactação. E para que isso seja possível, eles precisam ser abatidos. Muita gente abandona o consumo de carne por questões éticas, mas passa a consumir o queijo como uma opção alternativa. Antes disso, é bom verificar de onde vem o alimento que está consumindo.

7 – O cheiro da pipoca de microondas pode fazer mal para seus pulmões

Todo mundo que já fez pipoca no microondas sabe o quanto aquilo cheira bem. É realmente algo capaz de dar água na boca. No entanto, esse cheirinho amanteigado é repleto de produtos químicos que podem provocar alguns danos em nossos pulmões. Trabalhadores de fábricas desse tipo de alimento, chegaram a desenvolver o que foi chamado de “doença pulmonar da pipoca”, após serem constantemente expostos aos vapores químicos. A doença faz com que pequenas vias aéreas dos pulmões se tornem ainda mais estreitas, dificultando a respiração.

No entanto, não são apenas esses trabalhadores que podem sofrer com a doença. Wayne Watson, residente do colorado, acabou adquirindo a mesmo condição após consumir cerca de 2 sacos de pipoca de microondas por dia, durante 10 anos. Certo que é um hábito anormal, mas nos serve como alerta!


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *