7 alimentos super viciantes e como se livrar da dependência

A sensação de vício em comidas é um fenômeno real dentro do nosso organismo. A ciência descobriu há algum tempo que existem alimentos que de fato tem o potencial de viciar mais até do que algumas drogas.

Dependência em comida

Alimentos que viciam: quem são eles?

Estes alimentos são justamente os que têm grandes quantidades de gordura, açúcar, sal e farinha refinada. Isso porque algumas substâncias que estão presentes neles são responsáveis por liberar dopamina – que dá a sensação de prazer e relaxamento ao nosso corpo, exatamente como acontece com algumas drogas.

Reabilitação

Listamos os sete alimentos mais viciantes para você tentar se manter longe ou ter um consumo consciente. Lembrando que a dependência pode ser combatida com doses de disciplina alimentar e pelo auto-convencimento de que você não precisa do alimento em questão. Recorrer à frutas ou alimentos naturalmente adocicados também pode ajudar quando a abstinência bater.

Alimentos que viciam

Chocolate

O tão querido chocolate une tanto o triptofano, como uma substância chamada feniletilamina, advinda do cacau, que é extremamente viciante. Alguns estudos afirmam que o chocolate chega a ter o mesmo efeito relaxante que alguns medicamentos psiquiátricos.

barra chocolate pedaco 0418 400x800

Pães

Ah, a farinha branca! Por ser digerido de forma muito rápida pelo organismo, comer pães (que não sejam integrais) não provoca saciedade o que traz certa compulsão por comer mais e mais.

pao frances paozinho carboidrato 0418 400x800

Macarrão

Assim como o pão, o macarrão é feito de farinha branca e não sacia. Mas além disso, por ser rico em carboidrato, ele estimula a liberação de muita insulina no sangue – o que pode inclusive culminar em diabetes ou problemas no fígado.

macarrao massa macarronada talharim bolonhesa 2.17 400x800

Sorvete

A massa do sorvete é rica em gorduras saturadas e açúcar, além de estimular a liberação de grandes quantidades de triptofano – um aminoácido que relaxa o corpo. O pior é que esse conjunto de ingredientes inibe a vontade do consumir outros alimentos que não sejam processados.

mulher sorvete 0518 400x800

Batata frita

Só coisas boas nessa lista, né? As batatinhas fritas reúnem a tríade do mal: açúcar, gordura e sal. Além de viciantes, elas estimulam problemas hepáticos, hipertensão e diabetes.

batatas fritas prato 0916 400x800

Você já percebeu que não há quantidade de bala que seja suficiente? Enquanto tiver você come, chegando até a ficar enjoado às vezes. Isso porque os doces fornecem energia imediata e efêmera ao cérebro, além de dar uma falsa sensação de amparo psicológico.

cookie doce bolacha sobremesa 117 400x800

Bolos cobertos

Não precisa ser necessariamente de chocolate. Bolos cobertos viciam por causa da farinha refinada e das generosas camadas de açúcar, óleos saturados e leite.

bolo de chocolate com leite ninho 0118 400x800

Fonte: Vix


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *