9 sinais de que bocejar em excesso pode significar problemas de saúde

Bocejar é um reflexo tão natural e involuntário que normalmente nós nem percebemos que estamos fazendo. Mas preste atenção, o bocejo pode ser um alerta importante para outros problemas de saúde que não devem ser ignorados!

1. Falta de horas suficientes de sono

Pode parecer óbvio, mas bocejar demais indica que o organismo está cansado e você provavelmente não tem dormido o mínimo necessário para garantir que sua energia esteja em dia. Falta de descanso pode levar a falta de apetite e baixa no sistema imunológico, além de indicar problemas relacionados a estresse, obesidade, depressão e doenças cardíacas; até sua fertilidade pode estar em risco. Procure dormir por no mínimo 8 horas para garantir um descanso equilibrado.

2. Falta de qualidade no sono

Mesmo que você durma as 8 horas mínimas necessárias, não adianta nada se este sono for interrompido ou perturbado. Um sono de qualidade passa por 5 estágios: 1, 2, 3, 4 e o sono REM, estes dois últimos são os mais importantes para garantir um descanso completo.

3. Sonolência diurna

Se você não descansou bem durante a noite, provavelmente ficará com sonolência durante todo o dia. Além de sua produtividade no trabalho ser afetada, algumas atividades como dirigir, por exemplo, tornam-se perigosas. Dependendo da sua profissão, algumas tarefas podem ser seriamente comprometidas como mexer com aparelhos mecânicos.

4. Tédio

Bocejar em excesso pode indicar tédio, o que significa que você não está sendo capaz de se concentrar muito bem no que acontece ao seu redor. Procure se ocupar para não acabar cochilando e atrapalhando sua hora de dormir.

5. Estresse

É um sinal biológico, o cérebro está aquecido devido ao estresse e o bocejo é uma maneira de se “esfriar” ´para evitar sobrecarregamento.

6. Problemas cardíacos

De certa forma, um bocejo nada mais é do que um longo e profundo suspiro, o que pode estar relacionado a problemas no coração como infartos, derrames e ataques isquêmicos (mini-AVCs).

7. Hipotireoidismo

Fadiga e exaustão são sinais de que sua tireoide pode não estar produzindo hormônios suficientes para todos os processos corporais diários. Como resultado, você pode sentir letargia associada a confusão mental, depressão e constipação.

8. Doença de Parkinson

A dopamina é um neuro transmissor responsável pelo controle do quanto você boceja, também está relacionada ao desenvolvimento da doença de Parkinson. Se você está bocejando demais or de menos, e os bocejos etão associados a tremores, fique atento.

9. Enxaquecas

Bocejo em excesso pode indicar que uma crise de enxaqueca está a caminho. Talvez você não possa evitá-la, mas pode pelo menos se preparar.

Na dúvida, consulte um médico.

Fonte: BOW


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *