Mitos e verdades sobre cabelos que vão surpreender você

Será que cortar as pontas do cabelo vai ajudá-lo a crescer mais rápido? E cortar durante a lua crescente? São muitos os questionamentos que nos deixam indecisos ao longo de nossas vidas. Mas hoje você vai descobrir o que são mitos e verdades sobre os cabelos. Confira!

10 mitos e verdades relacionados aos cabelos

Quantas afirmações você já deve ter ouvido sobre o que faz mal, o que ajuda e o que deixa os fios mais fortes? Porém, elas podem estar certas como não e aqui você vai conferir no que acreditar quando o assunto é sobre as madeixas. Veja!

  1. Estresse está relacionado à queda capilar

Verdade. Durante o período de estresse, o corpo libera cortisona e isso aumenta a oleosidade do couro cabeludo, causando assim, a queda capilar.

  1. Não lave os cabelos todos os dias, pois isso enfraquece os fios

Mito. Você pode alternar os dias entre lavar as madeixas e não. Sem contar que a higienização diária contribui para reduzir a oleosidade do couro cabeludo, já que isso é um fator que influencia na queda dos fios.

  1. As luas influenciam no corte do cabelo

Mito. As luas não exercem qualquer influência sobre os vasos capilares, portanto, você pode cortar as madeixas no período do mês que desejar. Saiba que essa lenda surgiu de agricultores antigos e era relacionada ao crescimento da colheita. Tão logo relacionaram também às madeixas. Para um efeito do corte desejado, considere cortar os cabelos com um bom profissional, pois ele vai saber tirar ou dar mais volume aos fios.

  1. Calvície só afeta homens

Mito. Mulheres também podem sofrer com o problema, mesmo que ela seja mais marcante em homens. São muitos os casos de alopecia feminina que surge ainda na adolescência, devido a alterações hormonais. Porém, são bastante discretas e muitas nem sequer percebem. Com a entrada na menopausa, esse problema acaba se agravando. Mas existem tratamentos, conforme as necessidades da paciente.

  1. Apare as pontas do cabelo para que ele cresça mais rápido

Mito. O que faz os fios crescerem é as células vivas do couro cabeludo e com certeza elas não têm como “saber” se você cortou ou não as pontas. Se o seu cabelo está precisando de uma dose extra de queratina por estar “sem vida”, como a tesoura poderia influenciar sobre isso? Entenda que aparar os fios ajuda apenas a tirar as pontas duplas e ressecadas, permitindo que os fios cresçam sem esses problemas.

  1. Água fria deixa os fios com mais brilho

Verdade. A água fria ajuda a fechar as cutículas e por isso os cabelos ficam com mais brilho. Ao final do banho, é indicado dar a última chuveirada com água mais fria para fechar as cutículas. Isso resultará em um brilho extra.

  1. Dormir com as madeixas molhadas não enfraquece aos fios

Verdade. Mas, embora os fios não fiquem fracos, isso deixará os cabelos marcados e com menos balanço. Além disso, dormir com os cabelos molhados pode irritar o couro cabeludo, já que essa atitude impede a natural evaporação da umidade, deixando-a concentrada na raiz. Fora que favorece o aumento de fungos e bactérias, contribuindo assim, com caspas, queda e oleosidade.

  1. Vitaminas adicionadas ao shampoo ajuda os fios crescerem

Mito. Além de não contribuir em nada com o crescimento dos fios, ainda pode danificá-los. Antes de passar qualquer produto no couro cabeludo e fios, saiba que eles podem alterar a composição do mesmo, causando danos aos cabelos.

  1. Cabelo de grávida cresce mais rápido

Verdade. Isso ocorre devido as alterações hormonais, que proporcionam uma série de benefícios às gestantes. Durante a gravidez, a circulação sanguínea tem um aumento dos hormônios progesterona e estrogênio, afetando diretamente os folículos capilares. Isso contribui com o aspecto dos fios em geral, inclusive no seu crescimento. No caso de queda capilar nessa fase, é recomendado procurar o seu plano de saúde para gestante e marcar consulta com um especialista para verificar as causas.

  1. É importante usar shampoo e condicionador da mesma marca

Verdade. Ambos possuem a mesma linha de ativos e juntos, resultam em um melhor efeito sobre as madeixas.

Andreia Silveira, escreve para o site PlanodeSaudeNota10.


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *