7 doenças silenciosas que atacam sem manifestar sintomas

Diversas coisas acontecem com o nosso corpo constantemente. Estamos a todo momento passando por mudanças, sejam elas positivas ou não. Entre essas mudanças, podemos estar enfrentando doenças sérias e silenciosas, que chegam sem apresentar qualquer sintoma. Os sintomas são os indicadores de que há algo de errado com o nosso organismo e é por causa deles que procuramos ajuda médica e um tratamento adequado. No entanto, como afirmamos, nem todas as doenças sérias nos dão pistas de que estão agindo em nosso interior e esse é o principal motivo pelos quais os médicos pedem para que fazemos exames constantemente.

Pensando um pouco sobre isso, hoje resolvemos trazer essa matéria. Buscamos e listamos para vocês algumas doenças sérias e silenciosas que atacam sem manifestar qualquer sintoma. Se você souber de alguma que não incluimos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos para que todos possam ficar atentos. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 – Colesterol alto

O aumento do colesterol é algo bastante comum entre as pessoas e pode ser descoberto através de exames de sangue. A doença silenciosa pode resultar em AVC (ataque vascular cerebral) ou infarto. O colesterol é um tipo de gordura encontrada no nosso organismo e em vários órgãos. Devemos controlá-lo para não ultrapassar a quantidada saudável, pois a mesma não se dissolve no sangue.

2 – Diabetes

A diabetes também é um tanto comum e pode ser identificada através de exame sangue. A causa da diabetes é a falta de insulina ou a incapacidade dela na hora de exercer sua função em nosso organismo, causando o aumento do açúcar na circulação. Quando estamos com excesso de açúcar no sangue, consequentemente a glicose aumenta e assim desenvolvemos a doença. A diabetes pode trazer diversos riscos, agindo silenciosamente. Um deles é a cegueira, estando entre as consequências mais temidas.

3 – Hepatite C

A Hepatite C também age de forma silenciosa no nosso organismo. Ela é uma doença viral que pode ser detectada através de exames de sangue e é considerada a pior das hepatites. Afeta diretamente o fígado e pode resultar em cirrose, câncer, insuficiência hepática e até mesmo na morte.

4 – Câncer de Pulmão

Os sintomas do câncer de pulmão só começam a aparecer quando a doença já tomou conta de todo o órgão. Por esse motivo, cerca de 50% dos portadores morrem durante o tratamento. Existem quatro principais tipos desse câncer e a principal causa suspeita é o tabagismo.

5 – Osteoporose

Osteoporose é a doença que ocasiona o enfraquecimento dos ossos. É mais comum se desenvolver em mulheres do que em homens e costuma aparecer após os 50 anos de idade. A causa principal da doença é a falta de cálcio no organismo. Ela age de forma silenciosa e geralmente é descoberta quando a pessoa sofre uma queda ou fratura

6 – HPV

A HPV é uma doença sexualmente transmissível e pode causar diversos tipos de câncer. Ela não tem cura, mas pode ser tratada quando diagnosticada rapidamente. O que causa a HPV é o vírus do papiloma humano, que atinge a pele e as mucosas. Atualmente sabe-se que existem mais de 200 tipos de HPV.

7 – Pressão alta

Essa é uma das doenças que mais atacam as pessoas e pode trazer diversos danos para o corpo. Sem apresentar sintomas, o aumento da pressão pode causar um AVC. Diversos fatores são responsáveis pela manifestação da mesma, sendo os mais comuns idade, antecedentes familiares, peso, excesso de álcool, tabaco, sedentarismo e estresse.

Fonte: Fatos

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.