7 provas de que você está em um relacionamento abusivo

O abuso físico pode ser fácil de reconhecer. Bem diferente do emocional, meus caros amigos. Na maioria dos casos esse último passa completamente despercebido. Assim como afirma Lisa Feren, assistente social licenciada e educadora especializada em trauma, “ao contrário do abuso físico ou sexual, há uma sutileza para o abuso emocional”. Bom, realmente nem sempre é fácil descobrir quando estamos em um relacionamento abusivo. Mas você, sabe o que define um relacionamento assim?

Com base em entrevistas de especialistas no assunto ao site Huff Post, trouxemos para os nossos leitores algumas características do relacionamento abusivo. Será que você está em um e até hoje não percebeu? Você só pode descobrir depois que ler a nossa matéria com as 7 provas claras de que você está em um relacionamento abusivo, confira:

1 – Você está sempre ‘pisando em ovos’ para evitar decepcionar seu parceiro

Seu parceiro sempre te deixa com medo de falhar? Ele sempre diz o que é melhor para você e pressiona para que ele faça escolhas que deveriam ser suas? Esses são grandes sinais de um relacionamento abusivo. Isso de viver com medo de fazer algo que seu parceiro não vai gostar e de procurar ser perfeita diante dos olhos dele são consequências de viver com uma pessoa manipuladora.

2 – Ele sempre faz você acreditar que está errado

A pessoa abusiva costuma acusar o parceiro de coisas que este não fez, fazendo-o sentir que nunca é capaz de fazer as coisas corretamente. Ela distorce as coisas como elas realmente são a fim de confundir a percepção do parceiro. Coisas como “eu nunca disse isso” ou “você não lembra, mas fez” são algumas frases que a pessoa usa para sempre ter vantagem em uma discussão.

3 – Controlador

Ficar “p” da vida quando o parceiro não atende a ligação ou precisar saber onde ele está o tempo inteiro são características de um relacionamento abusivo. Esse comportamento se transforma em assédio e possessão. Além disso, limitar uma pessoa de ir e vir ou mesmo tentar controlar com quem ela vai são exemplos consistentes de abusos emocionais.

4 – Nega coisas para te punir por motivo torpe ou sem razão aparente

Já aconteceu de alguma vez seu parceiro negar sexo, afeição ou até um diálogo como forma de te punir sem nem mesmo te dar uma razão ou justificado por um motivo fútil? Isso não está certo. Caso ele faça essas coisas dependendo da sua cooperação, também é abusivo. Reter afeto ou apoio emocional por que acha que você não merece geralmente é prática de pessoas que mantém um relacionamento abusivo. É o seu caso?

5 – Você tem medo de dizer certas coisas

Isso ocorre principalmente com as mulheres. Vamos pegar como exemplo uma mulher que não sente mais desejo sexual pelo seu parceiro. Em um relacionamento abusivo, ela vai sentir medo em conversar sobre o assunto porque não se sente mais segura para ser aberta com o parceiro. Isso acontece com frequência e muitas mulheres guardam esse segredo por anos.

6 – Você costuma pedir desculpas mesmo quando está certa(o)?

Sempre quando seu parceiro está feliz ele diz que é por sua causa? Os fracassos pessoais e profissionais sempre parecem ser sua culpa? As pessoas que são emocionalmente abusadas sempre acham que são egoístas, imprudentes e incompetentes. Pois é, caso isso aconteça com você, existem grandes chances do seu relacionamento ser abusivo.

7 – Mesmo com todas essas coisas, você sente pena dele

Os abusadores emocionais são verdadeiros mestres da manipulação. Então, eles fazem com que as outras pessoas acabem sentindo pena deles. As vítimas costumam ignorar o comportamento de seus agressores por que acham que eles é que na verdade são as vítimas. Quer um exemplo? Alguém que decida relevar comportamentos abusivos de seu parceiro por acreditar que a infância ou um relacionamento ruim dele no passado justifica suas atitudes.

E aí, já sabia de todas essas características de um relacionamento abusivo? Se identificou com algum item da nossa matéria? Não esqueça de deixar um comentário aqui embaixo pra gente!

Fonte: Fatos


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *